*Da Redação – Dia a Dia Notícia
Na tarde deste sábado (2), um grupo de manifestantes se reuniram no Centro de Manaus, para um protesto contra o governo do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido). Os manifestantes cobraram medidas contra o aumento do preço de alimentos, da carne, gás e principalmente da gasolina, que na capital amazonense chegou a R$ 6. Parlamentares do Amazonas e políticos também participaram do ato.
O grupo foi surpreendido por uma grande chuva que tomou conta da cidade e a manifestação precisou ser trocada de horário. Apesar de cumprirem as medidas sanitárias, como o uso de máscaras, os manifestantes não estavam cumprindo com o distanciamento social de 1,5 metro.
Com placas e bandeiras, o grupo se concentrou na Praça da Saudade, e com gritos de “Fora Bolsonaro” eles continuaram a manifestação, após a chuva. De lá, os manifestantes percorreram pelas ruas do Centro da Capital até a Praça do Congresso. Equipes da Polícia Militar acompanharam todo o ato. Entre uma das pautas estava a postura do governo federal durante a crise de oxigênio no Amazonas, em janeiro.
O deputado estadual, Sinésio Campos (PT), esteve presente no ato, junto com o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL), e a ativista social em defesa da democracia, Vanessa Grazziotin do PCdoB, além do marido, ex-deputado Eron Bezerra.
Quem esteve presente no ato foi o deputado estadual, Serafim Corrêa (PSB). “A maneira como ele conduz o Brasil, no que diz respeito à política econômica, a política propriamente dita e o respeito às instituições é o contrário daquilo que o povo brasileiro quer”, destacou Serafim.
Marcelo Ramos destacou ainda que essa é uma luta humanitária, uma luta civilizatória. “Eu não tenho dúvidas de que lado eu tenho que estar dessa história. Do lado dos verdadeiros patriotas brasileiros e o verdadeiro patriota não é aquele que demonstra o seu patriotismo apenas abraçando a bandeira ou cantando o hino, o verdadeiro patriota é aquele capaz de sentir a dor do seu povo, é um País onde em Humaitá o gás já custa 125 reais”, relatou.
Atos no Brasil
Manifestantes tomaram conta também das ruas de todo o Brasil na tarde deste sábado. Foram registrados atos em 73 cidades (sendo 20 capitais) de 24 estados e do Distrito Federal. Os manifestantes pediam, principalmente, o impeachment do presidente Jair Bolsonaro e tiveram a participação de 20 partidos políticos: Cidadania, DEM, MDB, PCB, PC do B, PCO, PDT, PL, Podemos, PSB, PSD, PSDB, PSL, Psol, PSTU, PT, PV, Rede, Solidariedade e UP.