O PCdoB do Amazonas realizou, na sexta-feira (24) e sábado (25) sua 21ª Conferência Estadual que, devido à pandemia de Covid-19, aconteceu em um formato híbrido, mobilizando um total de 202 delegados e 26 convidados. A paridade de gênero na nova direção do partido foi um ponto alto da conferência. As mulheres passarão a ocupar 50% das 102 vagas do comitê estadual.
A presença da juventude também é bastante relevante, resultado de um grande esforço do partido em renovar os seus quadros. Eron Bezerra foi reconduzido à presidência estadual, tendo a camarada Lucia Antony como vice.
Na manhã do sábado, na Assembleia Legislativa do Amazonas, foi realizado um ato político que contou com a presença física e virtual de representantes da política e de entidades dos movimentos sociais, entre os quais a presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos; a presidenta da UNE, Bruna Brelaz; o presidente da CTB-AM, Cleber Ferreira; o deputado Serafim Corrêa (PSB) e Marklise Siqueira (Psol).
O senador Omar Aziz (PSD), o deputado Sinésio Campos (PT) e o ex-prefeito Arthur Virgílio (PSDB) saudaram a plenária de modo virtual. “Fui filiado ao partido, lutamos pela democratização, para ter um país em que pudéssemos ter o direito de ir e vir e de votar para presidente e não haver retrocessos”, disse o senador Omar Aziz, desejando sorte à conferência e salientando a importância da união para barrar o retrocesso e fazer o Brasil avançar.
Além de Manaus, a conferência contou com a presença de delegados de Careiro Castanho, Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Barreirinha, Borba, Santo Antonio do Iça, Santa Isabel do Rio Negro, Tefé, Coari, Iranduba, Rio Preto da Eva, Novo Aripuanã e Carauari.
A conferência teve como principais encaminhamentos a necessidade de construção de uma frente ampla contra Bolsonaro, a defesa da democracia, com emprego, vacina e comida para povo brasileiro. Os delegados presentes também indicaram o nome de Vanessa Grazziotin, secretária nacional da Mulher do PCdoB, como pré-candidata para disputar uma vaga de deputada federal nas eleições de 2022.
“A conferência do PCdoB no Amazonas é sempre muito especial porque é, também, a oportunidade de os militantes e dirigentes conhecerem ainda mais a Amazônia. Mas esta conferência foi ainda mais especial porque foi um espaço de reencontro”, disse Yann Evanovich, membro da direção do PCdoB-AM. Ele ressaltou, no entanto, que “o fato de maior destaque é termos eleito a nossa primeira direção estadual com 50% de mulheres. E não foi um ato artificial. As mulheres que entraram já deviam estar há muito tempo. É preciso que todos os partidos assegurem o espaço de fala das mulheres”.