Search
booked.net
Search
Close this search box.

Relator da CPI da Covid, Renan Calheiros quer incluir crise do oxigênio como crime de genocídio

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O relator da CPI da Covid no Senado Federal, senador Renan Calheiros (MDB-AL), quer incluir no relatório final a crise da falta de oxigênio em Manaus que ocorreu em janeiro deste ano e levou à morte dezenas de pessoas. O senador afirmou que a comissão parlamentar de inquérito estuda responsabilizar o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) por crimes contra a humanidade.

“Estamos estudando sobre a específica utilização do crime de genocídio com relação aos indígenas e até eventualmente com relação ao que ocorreu lá em Manaus, no estado do Amazonas”, afirmou Renan.

A CPI também possui documentos do Ministério da Saúde mostrando que remédios do chamado “kit Covid”, como cloroquina e ivermectina, que não possuem eficácia no tratamento da Covid-19, foram distribuídos em aldeias indígenas no estado. O kit também foi distribuído em Manaus durante a segunda onda da doença, ainda durante a gestão do ex-ministro Eduardo Pazuello.

Segundo Renan, há “farto” e “comprobatório” material que enquadra o governo federal em crimes comuns, de responsabilidade, contra a saúde e contra a humanidade. O material deve ser encaminhado ao Tribunal Penal Internacional.

*Com informações de Amazonas Atual

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.