*Da Redação – Dia a Dia Notícias
A secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) investiga mais um caso suspeito da Síndrome de Haff, também conhecida como “doença da urina preta”. De acordo com a secretaria, ao todo já são três casos sendo investigados pelo local, e o último ocorreu em Trairão, localizado no Sudoeste do Pará.
A secretaria juntamente com a prefeitura do município mão divulgaram mais detalhes sobre o estado de saúde do último paciente, nem há quanto tempo ele ingeriu o pescado. Foi em Santarém que houve o primeiro caso suspeito do Estado, um homem morreu quando ainda estava internado.
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) espera a análise do material coletado pelos pacientes e também dos pescadores para identificar se os casos são ou não da síndrome. O prazo para o retorno do exame ainda não foi divulgado.
Consumo
O consumo de peixes vindo do rio Amazonas foi suspenso na cidade de Vitória do Xingu, também localizado no Sudoeste do Pará. Na parte Oeste do Estado alguns municípios já emitiram alertas sobre o consumo de peixe vindo deste rio. A Sespa informou que os municípios estão sendo orientados para que aumentem a frequência na fiscalização e relembrou que a possível proibição do comércio ou consumo é de responsabilidade das cidades.