Se nos países asiáticos, a máscara já é de uso recorrente, por questões culturais ou em detrimento de medidas de saúde pública, no ocidente ela ainda é algo novo, e todos nós estamos nos adaptando ao uso desse acessório no nosso dia a dia.
As grandes marcas do mundo da moda já saíram em busca desse nicho e estão criando tendências no mercado do mundo fashion. Mas uma das grandes mudanças pós-Covid-19 é o público valorizar os negócios locais, um apelo feito pelas lideranças e que vem surtindo efeito. E muitos empreendedoras de Manaus viram na confecção de máscaras de tecido uma oportunidade de despontar nesse novo cenário.
A funcionária pública, Patrícia Botelho, que também confecciona bonecos de feltro – @feitoafetoatelie, começou a produzir máscaras de tecido para a família e, logo, o “empreendimento familiar”, cresceu. “Comecei a fazer para a família se proteger e o negócio foi crescendo. Fiz para minha irmã que tem funcionários e agora para os amigos. E, se alguém precisar, eu faço num preço acessível, porque proteção é um ato de amor”, afirmou.
Patrícia sofre com ansiedade e estava fazendo terapia com psicólogo. Com a pandemia, o tratamento foi interrompido. “Para mim foi uma terapia porque eu me distraio, a costura me acalma, me tranquiliza e eu me apaixonei pela costura criativa. Quando isso tudo passar, vou fazer um curso para aperfeiçoar a técnica de costura”, declarou.
A empreendedora, Brenda Climaco, de 23 anos, diz que os trabalhos com a confecção começaram em janeiro de 2019, mas, com a pandemia, as vendas alavancaram. “Com o começo da pandemia, eu vi uma oportunidade de vendas e agarrei, as vendas do meu ateliê alavancaram muito. Temos todo o cuidado higiênico possível, desde a utilização constante de álcool em gel até passar em ferro quente todas as máscaras e logo em seguida guardar em sua devida embalagem para ser entregue ao cliente”, declarou a empreendedora do @ateliebrendaclimaco.
Acessório fashion
A máscara de proteção facial contra o novo coronavírus virou também item do guarda-roupa na quarentena. E como todo acessório, ela vem ganhando uma pegada fashion no rosto de cada um. As empreendedoras Patrícia Botelho e Brenda Climaco também estão seguindo a tendência com bastante criatividade, produzindo máscaras com faixas combinando e com toucas para os profissionais da saúde.
Obrigatoriedade
No Amazonas, o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, por meio de decretos, tornaram obrigatórios o uso das máscaras. A obrigatoriedade do uso passa a valer em todos as vias e espaços públicos, transportes públicos coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e espaços de prestação de serviço. A recomendação é pelo uso das máscaras caseiras, conforme as orientações do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br).