A Polícia Federal prendeu em flagrante nove pessoas no munícipio de Japurá, a 787 quilômetros de Manaus. A prisão ocorreu no âmbito da Operação Alóctonas, deflagrada entre 11 e 28 de agosto.
Com apoio das Forças Armadas, a ação visa combater grupos criminosos por crimes de usurpação de bens da União, extração de ouro sem autorização, uso de mercúrio, considerado nocivo à saúde humana e ao meio ambiente, tráfico de armas, lavagem de dinheiro, receptação e tráfico internacional de drogas.
Entre os presos estão dois dissidentes de um grupo guerrilheiro estrangeiro. Segundo a PF, foi apreendido mais de um quilo de ouro, R$ 200 mil em espécie, joias, pedras preciosas, porção de mercúrio, duas pistolas, um revólver, uma espingarda, 2.137 munições calibre 22, 164 cartuchos calibre 28, 343 cartuchos calibre 32, 4 quilos de pasta base de cocaína, uma lancha, apetrechos para garimpo e medicamentos vencidos.
O nome da operação, Alóctonas, palavra de origem hispânica, faz referência a seres vivos invasores que se proliferam provocando severos danos ao meio ambiente, a outras espécies, e até mesmo as atividades do homem, podendo provocar a extinção de espécies.