*Audrey Bezerra – Da Redação do Dia a Dia Notícia
A pouco mais de um ano da corrida eleitoral de 2022, as atividades do corpo a corpo já dominam as ruas em Manaus e no interior do Amazonas, com intensa movimentação de pré-candidatos e das forças políticas que vão participar do pleito. Mesmo com muito chão pela frente, a largada foi dada antes do apito oficial. Neste sábado, dia 21, os principais pré-candidatos ao governo, o senador Eduardo Braga (MDB) e o governador Wilson Lima (PSC), foram às ruas na capital e no interior do Estado. O ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) começou usar suas mídias para mostrar presença nas ruas.
Wilson Lima, que é pré-candidato natural à reeleição, esteve no bairro Nova Vitória, na zona Leste de Manaus, entregando 3 mil quilos de pescado e kits de higiene pessoal para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nesta ação, 1.500 famílias foram beneficiadas. Ele, desde o início do seu governo, vem visitando municípios do interior do Amazonas.
Já o senador Eduardo Braga também vem aproveitando os finais de semana para visitar o interior. Neste sábado, ele cumpriu agenda em Manacapuru, distante a 68 quilômetros de Manaus.
Em suas redes sociais, Braga postou foto ao lado do deputado estadual Dermilson Chagas (Progressistas) e do prefeito de Manacapuru, Beto Dangelo (Republicanos) em um ginásio poliesportivo da cidade com pessoas sem máscaras e não respeitando o distanciamento social, medidas que não são indicadas pelos especialistas por conta da nova variante do coronavírus, a Delta, que já está circulando no Amazonas.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Senador Eduardo Braga (@eduardobraga_am)
Na capital, o ex-governador Amazonino Mendes publicou uma foto com duas mulheres no calçadão da praia da Ponta Negra, na zona Oeste. A foto é de arquivo e Amazonino está em uma longa temporada em São Paulo desde julho, mas já se prepara para voltar as ruas.
Na legenda, Amazonino faz um suspense sobre a sua presença nas ruas, com a seguinte legenda: “Em breve você vai saber o motivo”.
Ainda nesta semana, Amazonino retomou a famosa abelhinha, criada em seu segundo mandato para definir um governo trabalhador, e está lançando uma série de vídeos nas redes sociais para resgatar suas realizações nas quatro gestões à frente do Estado.
Analisando o cenário
O professor e cientista político, Helso Ribeiro, em entrevista ao Dia a Dia Notícia, disse que essas movimentações antecipadas dos pretensos candidatos são naturais do processo político. “O poder ele não tem espaços vagos né? Então acaba uma eleição já começam a articular para outras”, declarou. Ele considera que o cenário ainda não está definido e outros nomes vão surgir ao longo dos próximos meses.
“O governador Wilson Lima está fazendo um trabalho grande no interior e dá até pra entender o porquê, já o Eduardo Braga ele não perde nada em se candidatar, ele tem mais quatro anos no Senado. O Amazonino também quer, mas acho que não condições físicas, saúde plena eu diria”, comenta Helson sobre o atual cenário político.
Para ele, há outros nomes também que já se movimentam.
“Fora esses nomes, você ouve falar aí do Ricardo Nicolau, o José Ricardo do PT também tem sido aventada a possibilidade dele ser candidato, então eu entendo que as pessoas tão se articulando e eu vejo que boa parte desses, Amazonino, Eduardo Braga e atualmente Wilson Lima tem uma forte rejeição aqui na capital, ainda que o Wilson Lima tenha ganho eleições na capital. Mas, agora ele não tem rejeição no interior não, ele tem feito algumas parcerias com os prefeitos que tem pavimentado ali a popularidade dele, aí na última eleição ele foi quem mais fez prefeitos né? E eu acredito que ainda vai ter muita água pra passar debaixo da ponte”, declarou.
Nos últimos dias, outros já aparecem na corrida para eleições de 2022. Nesta semana, o deputado Ricardo Nicolau anunciou sua saída do PSD e disse que quer ser candidato em 2022 ao governo.
Já o senador Plínio Valério (PSDB) também é o nome que circula nos bastidores para disputar o cargo pelo PSDB, porém o nome não é o favorito do ex-prefeito de Manaus Arthur Neto, presidente do diretório regional do PSDB. O vice-governador Carlos Almeida se articula internamento dentro da legenda para entrar na disputa. Outro possível nome é do José Ricardo do PT que já manifestou interesse em concorrer ao governo.