“Costumamos tratar nossos estagiários como parceiros ativos. No Tribunal eles terão uma experiência digna que com certeza será valorosa para o desenvolvimento dos seus estudos. Já temos uma vasta experiência com programas de estágio e certamente neste ano os novos 100 acadêmicos contribuirão grandiosamente para a atuação do Tribunal”, disse o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.
“Nós da Escola de Contas temos um compromisso junto às universidades e à sociedade civil em colaborar com a formação do estudante universitário. Essa formação se dá com a oportunidade que nós temos de trazê-los, por meio do processo seletivo, para ser nosso estagiário. É uma oportunidade ímpar para o estudante aprender na prática aquilo que ele estuda na universidade”, ressaltou a conselheira coordenadora da ECP.
Vagas
As vagas foram distribuídas entre dez cursos, sendo a maior parte para o curso de direito, que terá 60 vagas.
Outras 12 vagas foram destinadas ao curso de administração; mais dez vagas para o curso de contabilidade; sete vagas para engenharia; cinco para análise de sistema e tecnologia da informação; duas vagas para comunicação social; duas para arquitetura; uma para arquivologia; uma para pedagogia, além de cadastro de reserva para o curso de ciências econômicas.
O estágio no TCE possui duração de 25 horas semanais, distribuídas em cinco horas diárias, de segunda a sexta-feira. Do total de vagas, 20% serão reservadas para estudantes com deficiência, conforme termos definidos na Lei Estadual nº241/2015.
Inscrições
Diferencial desta edição, as inscrições serão realizadas de forma gratuita e totalmente digital, visando evitar aglomerações e facilitar a participação do estudante no certame.
O link para inscrição será divulgado a partir das 16h desta segunda-feira (16), pelo portal da Escola de Contas no endereço https://moodle.tce.
Os estudantes terão até o dia 22 de agosto para realizar a inscrição, com upload dos documentos on-line. A lista com os estudantes aptos a participar do processo seletivo será divulgada após o período de inscrições, pela ECP.
Para participar do Processo Seletivo, os estudantes precisam estar regularmente matriculados em instituição de ensino superior pública ou privada, cursando no mínimo o 2º período ou o 2º semestre do primeiro ano em algum dos cursos que possuem vagas imediatas ou de cadastro de reserva no Processo Seletivo. É preciso que o estudante tenha coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 6.
Provas
O Processo Seletivo será composto de prova escrita com conhecimentos específicos, contendo quatro questões discursivas por área, além de quatro questões objetivas de Língua Portuguesa para todos os cursos.
A diretora da ECP, Virna Pereira, aproveitou para dar uma dica para os estudantes.
“Colocamos no nosso edital todo o conteúdo programático das disciplinas, e eu peço desde já que eles estudem a fundo essas disciplinas, pois foram todas pensadas para o que eles devem exercer de atividade no Tribunal de Contas. Lembrando que temos na Escola de Contas cursos diários que podem até mesmo ajudar a ambientar esses estudantes durante esse processo de preparo”, destacou a diretora.
Será obrigatória a apresentação, para realização das provas, do documento de identidade original com foto recente e comprovante de inscrição. Os estudantes devem levar caneta transparente esferográfica azul ou preta, lápis, grafite e borracha.
A divulgação dos resultados finais da prova escrita será feita até o dia 15 de outubro, pelo site da Escola de Contas, via endereço virtual www.ecp.tce.am.gov.br.
Já a classificação será composta por meio de média aritmética obtida da soma da nota alcançada na prova escrita com o coeficiente de rendimento acumulado. Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a sete.