A vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, neste sábado (14/08), foi marcada pela emoção das famílias no posto do Sambódromo, onde a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) está apoiando a Prefeitura de Manaus com equipes de vacinadores. Desde as primeiras horas do dia, famílias inteiras já ocupavam as filas de carros para imunizar os filhos.
O eletricista Amarildo Araújo, de 55 anos, trouxe dois filhos adolescentes e uma nora para tomar a primeira dose, e aproveitou para tomar a segunda dose juntamente com o filho mais velho.
“Acho que é importante a vacina para eles, primeiro para começar o colégio, porque para começar normal o colégio eles têm que ser vacinados e aproveitei também para tomar a minha segunda dose, que estava marcada para hoje”, afirmou.
As unidades de saúde da SES-AM mobilizaram os servidores e trouxeram para o sambódromo personagens infantis e quadrinhos para celebrar a vacinação.
A chefe do Departamento de Urgência e Emergência, Bruna Machado, acostumada com a correria dos mutirões de vacinação, não segurou o choro na hora de vacinar o filho de 13 anos.
“A gente já participou de todos os mutirões do estado, da prefeitura, é um evento enorme e quando chega a nossa vez a gente vira menino, né? É uma emoção muito grande ver nosso filho sendo vacinado, é um momento muito importante para todos nós que estamos na linha de frente, é o momento de vacinar nossos filhos. É muito gratificante, tão importante que esse dia chegou. E eu consegui”, comemorou.
O filho da servidora, Guilherme Machado, estava otimista para receber a vacina ainda em 2021, e se sentiu grato em ser vacinado pelas mãos da mãe.
“Eu queria que minha mãe me vacinasse, porque ela trabalha na linha de frente desde o início da pandemia e eu tenho muito orgulho disso. E acho que a expectativa é que daqui a pouco estamos voltando ao normal”, disse o jovem.
Neste sábado, a vacinação do público de 12 a 17 anos, sem comorbidades, acontece no Sambódromo (drive-thru) e demais postos de vacinação espalhados pela capital, coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa-Manaus). Os postos estão abertos para atender adolescentes, também adultos das demais faixas etárias e profissionais da educação para aplicação da segunda dose.