O turismo de natureza é um dos protagonistas na retomada das atividades do setor e deve despontar na preferência dos brasileiros para viagens e passeios a partir do avanço da vacinação. O Brasil, como o 2º país do mundo em atrativos naturais, segundo o Fórum Econômico Mundial, oferece diversas opções para quem deseja se reconectar com a natureza. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), atualmente, 142 Unidades de Conservação (UCs) estão recebendo turistas, sendo 63 na Região Norte, 18 no Sul, 9 no Centro-Oeste, 20 no Sudeste e 32 no Nordeste.
“Opções não faltam para os nossos turistas! O Brasil é único em atrativos naturais e os brasileiros precisam conhecer melhor todas as nossas belezas. Para melhorar a experiência do turista nestes atrativos estamos trabalhando na concessão de parques, na qualificação de profissionais do setor e na estruturação de trilhas de longo curso, tudo para atrair cada vez mais visitantes”, ressaltou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Em 2020, as Unidades de Conservação do Brasil registraram 8,4 milhões de visitas durante o período de cerca de seis meses em que as atividades desses locais foram restabelecidas, a partir da flexibilização das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. O ICMBio reabriu os espaços com base na adoção de protocolos de biossegurança, que continuam sendo aplicados em unidades de todo o Brasil. Entre elas estão a redução da capacidade de público, a obrigatoriedade do uso de máscara e a priorização de vendas online de ingressos.
Campanha Turismo em Natureza
Está em veiculação a campanha promocional “Turismo em Natureza”, lançada em julho pelo MTur. Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, as peças publicitárias têm como foco a experiência do viajante e retratam a importância de se praticar um turismo consciente, sustentável e seguro neste momento de retomada. Todo o material, que inclui cards, vídeos e outros formatos, poderá ser conferido em mídias digitais, sites do trade turístico e na TV aberta.
No Amazonas
No estado do Amazonas, há o Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais, em Rio Preto da Eva; a Floresta Nacional de Tefé; Floresta Nacional do Purus, esta localizada no município de Pauini; o Parque Nacional do Jaú, em Novo Airão; e o Parque Nacional de Anavilhanas, em Uarini.
Há ainda as reservas extrativistas do Lago do Capanã Grande (Manicoré), Baixo Juruá (Uarini), Auati-Paraná (Fonte Boa), Rio Jutaí, no município de mesmo nome, e Rio Unini (Novo Airão).