A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) publicou em seu Twitter críticas ao padre Júlio Lancelloti e à Pastoral do Povo da rua de São Paulo por distribuir comida a moradores de rua no Centro da cidade, na região da Cracolândia.
As pessoas que moram e trabalham naquela região já não aguentam mais. O Padre e os voluntários ajudariam se convencessem seus assistidos a se tratarem e irem para os abrigos. A distribuição de alimentos na Cracolândia só ajuda o crime. O tema precisa ser debatido com honestidade.
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) August 8, 2021
A deputada fez a postagem após o padre reclamar na rede social sobre a intimidação sofrida pelos agentes da pastoral. O religioso reclamou que a Polícia Militar os impediu de entregar alimentos aos moradores de rua.
PMs intimidando agentes da pastoral de rua na Luz . pic.twitter.com/yBR3ei1IB9
— JULIO LANCELLOTTI (@pejulio) August 7, 2021
Os usuários criticaram duramente a parlamentar, que respondeu neste domingo (8) escrevendo que “todos reclamam da Cracolândia, mas ninguém tem coragem de olhar para as ações que findam por colaborar que aquela região siga assim”.
O padre Júlio Lancelloti, em resposta à deputada, reproduziu um meme com imagens representando a deputada dormindo diante do número de mortos pela Covid-19, e depois a exibe acordada e revoltada com a doação de comida.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Padre Julio Lancellotti (@padrejulio.lancellotti)
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que “as polícias paulistas são instituições legalistas, que respeitam e obedecem o Art. 5°, inciso XV, da Constituição Federal: é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens”, e deixou a Corregedoria à disposição para receber denúncias com relação a abordagens policiais.
*Com informações de G1 SP