Search
booked.net
Search
Close this search box.

Brasil pode enfrentar racionamento de energia neste ano, diz presidente da Abraceel

Se o volume de chuva for abaixo da média histórica de 30%, o país pode enfrentar um racionamento de energia ainda neste ano, afirma o presidente da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraacel), Reginaldo Medeiros.

O baixo volume de chuvas na região dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, que são responsáveis por 70% da geração de energia no Brasil, vem preocupando especialistas. Essa também é a principal razão para a disparada da tarifa de luz.

Em julho, o Ministério de Minas e Energia elevou as estimativas quanto ao gasto com as usinas termelétricas, que precisaram ser acionadas após o enfraquecimento das usinas hidrelétricas. De acordo com a pasta, o valor será de R$ 13,1 bilhões para os consumidores, o que representa 45% de aumento em relação aos R$ 9 bilhões previstos em junho.

Com isso, a cada 10 brasileiros, oito já sentem o impacto no bolso e consideram o preço da energia elétrica caro ou muito caro. É o que aponta um estudo da Abraacel, divulgado nessa terça-feira (3). Foram realizadas 2.081 entrevistas em todo o Brasil, distribuídas em cerca de 130 municípios.

De acordo com a pesquisa, a percepção sobre o preço da energia ser muito caro é maior entre os brasileiros economicamente ativos (PEA), que gostariam de gerar energia em casa, e que querem escolher a empresa fornecedora de energia.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.