Após diversas manifestações contrárias, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), decidiu recuar e retirar a proposta de mudança do nome da praça conhecida como Nestor Nascimento, advogado e fundador do Movimento Alma Negra (Moam) – localizada no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul da capital – para ‘Oscarino Peteleco’.
A mudança no nome da Praça para Oscarino Farias Varjão, em homenagem ao popular ventríloquo do boneco Peteleco, que morreu em 2018, causou polêmica entre os moradores do bairro e movimentos sociais da negritude, que se reuniram em prol da derrubada do projeto de lei.
Para os representantes, a mudança no nome da praça fere a memória do líder negro, Nestor Nascimento.
Na quarta-feira (28/7), o presidente da Câmara, David Reis, autor do projeto de lei, afirmou que a troca na denominação da praça foi um equívoco.
Em Nota Pública, o parlamentar afirmou que “a situação de conflito na duplicidade de nome, se deu, unicamente, em razão da inexistência de registros oficiais sobre a denominação do local como Nestor Nascimento”.
“Essa é a vontade popular e nós vamos cumpri-la! Nestor Nascimento é, reconhecidamente, o maior líder negro da história do Amazonas e, seu legado, não deixa dúvida de seus méritos”, afirma David Reis.
Ainda na nota, o presidente David Reis disse que irá apresentar Projeto de Lei oficializando o nome de Nestor Nascimento no espaço público, e irá revogar a Lei 2.767/2021, sancionada, pelo prefeito de Manaus David Almeida, fruto do Projeto de Lei 354/2021, denominando “Praça Oscarino Peteleco”.
A Prefeitura de Manaus pretende dar o nome de Peteleco a outro espaço público da cidade.