O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) é uma instituição que se preocupa com a diversidade e inclusão. O tema, tão importante e recorrente em nossa sociedade, além de ser defendido deve ser colocado em prática. Pensando nisso, no próximo dia 28 de julho o Cetam realizará a palestra “Turismo inclusivo e acessível – como atender o turista com deficiência”.
O evento é voltado a alunos do Cetam, dos cursos na área de turismo, e ao público em geral, a palestra acontecerá às 10h, no auditório da sede do Cetam, localizada na avenida Pedro Teixeira, 2.354, Dom Pedro.
A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Claudenilson Pereira Batista, 57, especialista em pessoas deficientes, com doutorado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O professor explica que sua fala será sob a perspectiva da inclusão, baseada na forma como pessoas com deficiência (PcD), enquanto turistas, são atendidas no Amazonas.
“Por experiência própria e também de alguns colegas, passa-se por situações constrangedoras. Então minha palestra será voltada àqueles que recebem o turista, para que saibam lidar com PcDs”, informa o palestrante.
Nos próximos meses, o Cetam ofertará cursos diversos na área do turismo, voltados a profissionais que atuam direta ou indiretamente na atividade turística nos municípios amazonenses. Por meio de um Termo de Compromisso de Cooperação Técnica (TCCT), firmado com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), serão ofertadas mais de 6 mil vagas ao longo de um ano.
Parcerias
Dentre os cursos destacam-se o Inglês aplicado a serviços turísticos, Agente de informações turísticas, Condutor de turismo de pesca, Técnico de guia de turismo regional, Agente de aeroporto, Condutor de turismo de aventura, Agente de recepção em meios de hospedagem, Garçom, Cozinheiro, dentre outros.
Sobre o palestrante
Natural de Novo Aripuanã, o professor Claudenilson tem deficiência visual e é um estudioso no assunto. Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam); especialização em Educação especial pela Ufam; especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Estadual de Maringa; mestrado em Educação pela Ufam; e doutorado em Educação pela Ufam. Também é pesquisador do Núcleo de Estudos de Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial, atuando, principalmente, nos temas Educação especial e Formação de educadores.
Inscrições
Quem tiver interesse em participar da palestra deverá se inscrever pelo e-mail [email protected]