O programa ‘Educa+ Amazonas’, lançado na manhã desta sexta-feira (23), pelo governador Wilson Lima, oferece aos professores da rede pública estadual de ensino o benefício de terem acesso ao 14º e 15º salários. A execução foi planejada para ocorrer entre 2021 e 2023.
O pagamento do 14º e 15º salários será feito aos profissionais da educação que atingirem metas de aprendizagem, como parte do projeto ‘Educação Premiada’. O projeto também visa premiar anualmente novas dinâmicas desenvolvidas nas salas de aula para o ensino.
O programa “Educa+Amazonas” contempla quatro eixos prioritários definidos pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto. São eles: recuperação da aprendizagem; qualificação e reconhecimento dos profissionais da educação; preparação do estudante para o futuro; e meio ambiente e sustentabilidade.
Pacto
Para formalizar as parcerias e investimento nas redes municipais de ensino, foi assinado o Pacto pelo Fortalecimento da Educação no Amazonas com as prefeituras de 62 municípios do estado. O total de 26 prefeitos compareceram à cerimônia, os demais enviaram representantes.
Outros projetos
O ‘Educa+ Amazonas’ inclui ao todo 13 projetos, com orçamento inicial de R$ 400 milhões. Os projetos são voltados para o desenvolvimento do ensino no Estado.
Da Escola para o Trabalho
Em paralelo ao ensino regular, estudantes do ensino médio farão cursos profissionalizantes e no último ano serão encaminhados para estágios remunerados.
Educação Empreendedora
Ensinará fundamentos básicos da economia de mercado e a criação de planos de negócio para os alunos. Os trabalhos serão apresentados na Feira do Estudante e Empreendedor do Amazonas. O objetivo é fomentar novos negócios e a criação de startups.
Fazer para Aprender
Alunos de 100 escolas estaduais terão acesso a laboratórios de robótica, programação, impressão em 3D, eletrônica, produção de áudio e vídeo, marcenaria e produção artística.
Edutec
Promoverá o ensino de linguagens de programação e da cultura digital para alunos do 9º ano do ensino fundamental.
Pronto para a Aula
Livros e material escolar serão fornecidos para estudantes e professores.
Contraturno Digital
inclui aulas de reforço pela televisão aberta e internet para alunos da rede estadual e municipal de Manaus, Rio Preto da Eva, Manaquiri e Careiro da Várzea.
Na Ponta da Língua
A partir de agosto, a rede estadual ofertará aulas de inglês e espanhol para o ensino fundamental e médio. Os cursos serão aos sábados e os alunos que mais se destacarem poderão fazer intercâmbio.
Educação ambiental
Escola da Floresta
Será desenvolvido em três escolas que serão construídas em unidades de conservação nos municípios de Presidente Figueiredo, Itapiranga e Beruri.
Fazenda Escola
Alunos dos anos iniciais do fundamental estudarão em uma fazenda escola para que aprendam sobre agricultura, agropecuária e extrativismo. A ideia é que façam projetos para estimular e aproveitar as potencialidades no setor primário do estado.
Qualificação de educadores
Mestre Qualificado
Em parceria com a UEA (Universidade do Estado do Amazonas), o projeto ofertará cursos de pós-graduação em especialização a professores do ensino fundamental de anos iniciais dos 62 municípios.
Trilhas do Saber
Será disponibilizada formação continuada através de caravanas ao interior. O último, Cepam Digital, permitirá o ensino à distância para professores. Cursos serão ofertados para trabalhadores da educação das redes estadual e municipal.