Os serviços da Prefeitura de Manaus de coleta agendada de grandes objetos; coleta seletiva e os atendimentos administrativos relacionados ao sistema funerário, tanto nos cemitérios, quanto no Departamento de Cemitérios da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Decem/Semulsp) estão suspensos, temporariamente.
A medida segue determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, que no último dia 17, decretou Situação de Emergência, diante da iminência de propagação da doença causada pelo novo Coronavírus (Covid-19) em Manaus.
Atendendo às determinações das autoridades de saúde, os serviços que mais demandam proximidade com o público tiveram que ser suspensos. Desta forma, o atendimento ao público, concessão de sepulturas, recadastramento de sepulturas e obras em túmulos estão temporariamente suspensos, porém apenas os sepultamentos continuarão a acontecer normalmente nos cemitérios locais.
Da mesma forma, o serviço de coleta seletiva da Semulsp, nas modalidades porta a porta e nos pontos de entrega voluntária (PEVs), também se enquadram na determinação de suspensão.
As medidas adotadas pela Semulsp visam proteger tanto o cidadão, quanto o servidor que está em seu local de trabalho, seguindo a orientação de evitar aglomerações de pessoas para diminuir o risco de disseminação do novo Coronavírus na capital.
Na última semana, a Semulsp já havia cumprido as determinações de afastar temporariamente os 224 colaboradores com idades igual ou acima dos 60 anos.
Serviços mantidos
A Semulsp informa ainda que estão mantidos, com suas programações diárias normalizadas, os serviços de coleta domiciliar em todos os bairros; limpeza de igarapés; varrição da cidade e capinação.