A Prefeitura de Manaus prorrogou até o dia 31 de agosto, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na segunda-feira (28), a proibição de corte no abastecimento de água na capital. A medida vale para inadimplentes que deixaram de pagar a conta no período de pandemia do novo coronavírus. O decreto está em vigência desde o dia 4 de janeiro deste ano.
De acordo com a prefeitura, a justificativa são os impactos da Covid-19 no município e a situação de emergência declarada pelo Ministério da Saúde no dia 3 de fevereiro de 2020. Considera, ainda, “a necessidade de dar continuidade à adoção de medidas que permitam o abastecimento de água à população de baixa renda”.
Serão contemplados com a medida clientes beneficiários da tarifa social. Os que não se enquadram neste critério terão a garantia de “regras especiais” para o parcelamento e pagamento da conta de água; as condições serão definidas pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Manaus (Ageman) e pela concessionária Águas de Manaus.