Até o próximo sábado (16/05), a FVS estará qualificando os dados de 36 mil casos notificados de Covid-19 no Amazonas. A instituição trabalha com três bancos de informações sobre a pandemia.
“Estamos falando de mais 36 mil casos notificados aqui no estado do Amazonas, distribuídos na capital e municípios do interior do Estado. Nós temos diferentes fontes e bancos de dados que usamos para tabular essas informações e registrar esses dados.
Precisamos qualificar essas informações: comparar os bancos para que a gente chegue em um denominador comum, ou seja, qualificar esses dados principalmente em relação ao aumento de casos no interior, uma vez que as informações subsidiados pela FVS servem para a tomada de decisões pelos gestores locais, tanto pelo gestor do Estado quanto para a gestão municipal”, explicou o diretor técnico da FVS, Cristiano Fernandes.
“Os exames processados pelo nosso laboratório e rede de diagnóstico que temos – com a Fundação de Medicina Tropical e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) – se mantêm em pleno exercício e vamos atualizar os dados diariamente em relação aos casos novos confirmados”, completou Fernandes.
Os casos notificados são aqueles suspeitos de Covid-19 informados. Se confirmado por exame laboratorial, o caso notificado passa a ser contabilizado como caso novo da doença.
Boletim
O Amazonas registrou 1.365 novos casos, nesta quinta-feira (14/05), totalizando 17.181 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).
Nesta edição do boletim, foram confirmados mais 75 óbitos pela doença, elevando para 1.235 o total de mortes, sendo 45 óbitos nas últimas 24 horas.
O boletim aponta que 5.966 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar. Outras 9.497 pessoas já passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença.
Dos 17.181 casos confirmados no Amazonas até esta quinta-feira (14/05), 9.410 são de Manaus (54,77%) e 7.771 do interior do Estado (45,23%).
*Informações da assessoria