*Da redação Dia a Dia Notícia
Os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) revogaram, nesta semana, o título de Cidadão Amazonense concedido ao publicitário Durango Duarte, que afirmou que se o Poder Legislativo fechasse não faria falta a sociedade amazonense, chamando-os de “inúteis” e acusando de tráfico de influência.
“Olhe para um Deputado, olhe bem nos olhos dele, observe os gestos dele, aí tu fazes uma conta assim e pega no papel: Quantos cargos possui no Governo? Quantas empresas de amigos ele tem no Governo? Quais são os interesses dele futuro? Quais são as emendas que ele tem no interior do Estado? – Um Deputado, você analisa por aqui. Aí, provavelmente, muitos Deputados não teriam muitos motivos para pedir o impeachment do Governador, porque perderiam tanto. Será que vale a pena perder todos esses benefícios?”, afirmou Durango em entrevista.
O deputado estadual Fausto Júnior apresentou um requerimento de revogação da homenagem afirmando que Durango ultrapassou os limites aceitáveis em sua fala, afrontando gravemente a casa. A aprovação no plenário teve 15 votos favoráveis e dois contrários.
O publicitário recebeu a honraria no segundo semestre de 2019 por proposição do então presidente da Casa, ex-deputado Josué Neto (PRTB). No dia 24 de maio, ele chegou a protocolar um Termo de Devolução da Honraria.
A concessão de um título pela Assembleia Legislativa é uma homenagem aqueles que tiveram contribuição significativa no Amazonas. No mês de abril, outros homenageados pela assembleia devolveram suas honrarias por acharem que os títulos não estavam sendo dados a pessoas que realmente mereciam.
