O presidente Jair Bolsonaro fez na noite dessa quinta-feira, dia 20, a sua live semanal e citou os dois senadores do Amazonas – Omar Aziz e Eduardo Braga, que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Na ocasião, o presidente dispara: “Ei, ô, senador Aziz, você que fala tanto aí na CPI, senador Eduardo Braga, imaginem aí o Estado ou Manaus sem a Zona Franca de Manaus”, emendou, propondo um exercício de imaginação do que seria do Estado e da capital sem a Zona Franca de Manaus (ZFM).
Omar é coordenador da bancada do Amazonas e presidente da CPI da Pandemia e Braga é o líder do MDB no Senado e membro titular da Comissão.
A retaliação do presidente ocorre no mesmo dia em que o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, depôs na CPI, mentindo, repetidas vezes, na tentativa de blindar o presidente.
No Amazonas, a ZFM é o principal motor econômico do Amazonas, que é dependente dela e que viu nos últimos anos uma série de iniciativas do governo Bolsonaro para tentar tirar a competitividade do modelo.
A economia industrial de Manaus representa 1,3% do emprego total da indústria do país.
Durante a fala desta quinta, Bolsonaro falou indiretamente da CPI do Senado, que investiga possíveis ações e omissões que contribuíram para o caos da Covid-19 no Brasil e particularmente no Amazonas. Os dois senadores do Estado que compõe a CPI, Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), são críticos da gestão do governo federal no combate à doença. Omar preside o colegiado.
Na live, ao lado do ministro Tarcísio Gomes (Infraestrutura), Jair Bolsonaro listava e enaltecia feitos da Ditadura Militar, como a Embrapa e a Ponte Rio-Niterói, quando também listou a ZFM e fez a provocação a Omar e Braga.
“Zona Franca de Manaus. Imagine Manaus sem a Zona Franca”, disse o presidente.
Votação de Bolsonaro no Amazonas
Nas eleições de 2018, Bolsonaro foi eleito com 885.205 mil votos para o presidente contra 875.379 mil favoráveis a Haddad. Em Manaus, capital amazonense, Bolsonaro venceu por 65,72%. Ele venceu em outras duas cidades do interior do Estado: Apuí (51,44%) e Guajará (50,48%).