A deputada estadual Nejmi Aziz (PSD), que foi presa na operação ‘Vertex’ em julho de 2019, assinou no último sábado (15) o requerimento dos deputados de oposição Dermilson Chagas e Wilker Barreto (Podemos) para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Sendo o desdobramento da operação “Maus Caminhos”, a operação ‘Vertex’ investigou vários membros da família do marido de Nejmi, o senador Omar Aziz (PS-AM) que atualmente é presidente da CPI da Covid do senado Federal. A ação deflagrada pela Polícia Federal (PF) investigou a prática criminosa de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e organização criminosa. Mais de R$ 104 milhões foram desviados da Saúde do Amazonas.
Além da assinatura dos deputados Dermilson Chagas e Wilker Barreto (podemos), o deputado Delegado Péricles (PSL) também assinou a propositura da CPI da Covid.
Operação ‘Vertex’ e Prisão
Nove pessoas foram presas durante operação ‘Vertex, deflagrada pela Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF). Entre elas a deputada Nejmi Aziz e Amim Aziz e Manssus Azis, irmãos do presidente da CPI da Covid. Nejmi ficou presa no Centro de Detenção Provisória Feminina (CDPF) por três dias.