O “Desafio da Farinha” é um challenge que viralizou nas redes sociais durante a quarentena. Duas pessoas ficam sentadas diante de uma mesa com o tal pó e uma terceira fica atrás, em pé, fazendo o julgamento e enfiando na farinha a cara da pessoa que mais tiver a ver com a característica citada.
Médicos já alertaram sobre os perigos do desafio, já que o produto pode acabar entrando no aparelho respiratório das pessoas, mesmo elas tendo noção do que está acontecendo e prendendo a respiração. Mas e quando o challenge é feito com animais, que, claramente assustados, não fazem ideia do que está acontecendo? Foi o que aconteceu no último final de semana, em Londrina, quando uma mulher decidiu fazer o desafio com seus cachorros.
No vídeo que circula na internet, é possível ver a dona empurrando com força a cabeça dos animais contra o alimento. As imagens causaram indignação e levaram ao pronunciamento de autoridades sobre o caso, assim como o de celebridades.
A empresária Júlia Claudenari, de Londrina, no Paraná, foi identificada nas imagens, maltratando os próprios cachorros e foi denunciada.
O cantor Jão foi um dos que comentaram o caso. “Pedi para a Kéfera e o protetor Esdras me ajudarem a fazer o vídeo chegar nas autoridades necessárias. Pressionem quem puderem sobre isso, pra gente alertar e educar! Crianças podem assistir isso e achar uma ideia genial. Parem de fazer essas m&rd@s com animais! Não é engraçado“, escreveu.
View this post on InstagramA post shared by Alfinetadas Dos Famosos 📌 (@alfinetei) on
O delegado Bruno Lima, defensor da causa animal, falou sobre o vídeo nas redes sociais. Em uma publicação no Instagram, escreveu na legenda: “Onde certas pessoas veem brincadeira, eu vejo crime! Quer brincar de colocar o rosto na farinha, coloque o próprio. Estou em contato com a delegacia local e esperamos que desta vez seja instaurado inquérito criminal e os animais sejam retirados da posse desta mulher irresponsável. Esse tipo de palhaçada precisa acabar”.
Acusada é ouvida
O Delegado Matheus Araújo Laiola, chefe da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) de Curitiba, atualizou, nesta terça-feira (12), a investigação sobre o desafio da farinha, que foi realizado com cães na cidade de Londrina.
Segundo as informações, os suspeitos compareceram à delegacia de Londrina acompanhados pelo advogado, onde prestaram esclarecimentos.
A mulher que aparece no vídeo teria relatado que não teve intenção alguma em maltratar os cachorros, que o fato era só uma brincadeira.
O esposo, que teria realizado a filmagem, também foi ouvido pela Polícia Civil.
Segundo Laiola, os dois irão responder pelo crime de maus-tratos, sendo que vão responder o processo em liberdade. Eles teriam se recusado a entregar os animais.
A Prefeitura de Londrina, conforme da DPMA, teria ido até a residência da investigava, onde lavrou dois autos de infração: um pelos maus-tratos e outro pela recusa em entregar os animais.
*Com agências nacionais.