Moradores de pelo menos três municípios do arquipélago do Marajó, no estado do Pará, sentiram um tremor de terra na tarde de hoje.
O laboratório de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou o terremoto, com 4,5 de magnitude na escala Richter, sendo sentido por moradores da cidade de Breves e seus arredores, conforme a reportagem da Folha de S. Paulo.
A conselheira tutelar, Cristiane Pessoa, moradora do bairro do Aeroporto, no centro de Breves, estava em casa com o filho Lucas, de 10 anos, quando o tremor aconteceu, por volta das 15h30.
Ela conta que foi o menino que percebeu o evento e a avisou. “Eu estava no quarto quando meu filho veio gritando dizendo: mamãe, mamãe a casa tá tremendo”, detalha.
A residência deles é de madeira e fica nos altos de outra de alvenaria. Cristiane conta que também percebeu as paredes balançando, mas por pouco tempo.
“Na hora eu estava com ventilador ligado e fiquei em dúvida, mas deu para perceber sim. Fiquei com medo. Meu filho até falou para a gente sair, mas durou mais ou menos um minuto”, descreve a moradora, que afirma ainda que nunca havia sentido um tremor na cidade e que confundiu a sensação com a passagem de veículos pesados na rua.
“Aqui é uma ilha, então quando passa um caminhão, uma caçamba é normal tremer, mas depois eu vi que não era isso”, concluiu.
Rapidamente a notícia se espalhou pela cidade e pelas redes sociais e moradores de outros bairros comentaram que também sentiram o tremor.
Ainda segundo a conselheira, amigos que moram em outros dois municípios, Anajás e Bagre, também relataram ter percebido o abalo.