A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) leiloou, nessa sexta-feira (30), cinco lotes de usinas dos chamados sistemas isolados. São usinas que atendem regiões do Norte do país e não estão integradas ao sistema elétrico nacional.
Ao todo foram contratados projetos para gerar cerca de 55 megawatts de energia em usinas movidas por gás natural, diesel e biodiesel. Essas usinas vão atender 23 localidades em cinco estados da região.
No Acre, foram contratadas três usinas a diesel da empresa Rovema Energia. No Amazonas, a Usina Xavantes, de gás natural, venceu a disputa. No Pará, o consórcio BBF Energia vai oferecer energia de 10 usinas a biodiesel. Em Rondônia são duas usinas também do consórcio BBF e também a bioediesel. E em Roraima, três usinas a óleo diesel, da empresa Usina Xavantes.
No leilão desta sexta-feira não foram contratadas usinas de fontes renováveis, que geram energia pela força da água, do vento ou do sol, por exemplo.
Os contratos envolvem o investimento de R$ 355 milhões, e a receita anual fixa total das empresas geradoras é de R$ 120 milhões. Elas devem fornecer energia a partir de primeiro de abril de 2023 por até 15 anos.