A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, em entrevista nesta quarta-feira dia 28, informou que a previsão para a retomada da imunização com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Manaus é entre 10 e 15 dias. Segundo ela, a interrupção da vacinação ocorreu pelo atraso no envio da matéria-prima da fabricação da vacina.
A parada no processo é apenas para a vacina do tipo Coronavac fabricada pelo Butantan. “A primeira dose que está suspensa é do imunizante Coronavac. O imunizante AstraZeneca já tem sido feito somente a segunda dose mesmo. Nós já contemplamos os grupos prioritários desse imunizante”, disse Fraxe.
A secretária afirma que a vacinação da primeira dose em comunidades ribeirinhas de Manaus, que estão recebendo a AstraZeneca, continua normalmente.
Fraxe diz que para quem já tomou a primeira dose da Coronavac a data marcada para a segunda dose está mantida.
“A explicação do Ministério da Saúde é o atraso no envio da matéria-prima da fabricação da vacina. Nós temos aqui todas as doses de segunda dose resguardadas a quem tomou a primeira dose, até que o sistema se restabeleça”, disse.
A decisão de suspender temporariamente a vacinação é para evitar que quem receber a dose 1 não fique sem a segunda a tempo.
“Nós conseguimos atingir as metas do Ministério da Saúde e dependemos aqui do recebimento de novas doses”, disse Fraxe.
Com isso, mesmo quem já tinha data para se vacinar terá que esperar. “Infelizmente, mesmo as pessoas que estiverem agendadas pelo site também estão suspensas, para as primeiras doses”, disse a secretária.