Uma explosão na manhã deste sábado, 24, ocorreu em uma unidade da empresa fornecedora de oxigênio White Martins, no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza. Segundo o Corpo de Bombeiros, o atendimento das equipes do quartel central chegou um minuto após o acionamento. Cinco pessoas ficaram feridas, sendo que três foram encaminhadas a uma unidade de emergência. Segundo a prefeitura da capital cearense, o acidente não vai compromete o abastecimento do insumo hospitalar na região, conforme a reportagem do Estadão.
Segundo nota da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, foram deslocadas uma viatura de autosalvamento, uma viatura de combate a incêndio, além de oito ambulâncias. Todas as vítimas foram atendidas no local e não houve necessidade de encaminhar as outras duas ao hospital. Também foram deslocadas equipes da Defesa Civil do Município e da Polícia Militar do Ceará. O perímetro de segurança na região segue isolado. Foi descartada a possibilidade de incêndio no local.
Vídeos circulam em redes de moradores assustados com a explosão e com a fumaça, que era vista a quilômetros de distância. Segundo esses relatos, o impacto da explosão foi grande, janelas quebraram e destroços foram arremessados em residências da região. Em um dos vídeos o morador afirma que “chegou a tremer tudo”.
No início da tarde, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, foi ao local do acidente. Em vídeo nas redes sociais, ele disse que não haverá problemas no fornecimento de oxigênio em hospitais e unidades da rede pública.
“Pessoal, passando aqui para tranquilizar os fortalezenses, pois conversamos com representantes da White Martins e eles nos asseguraram que, neste momento, o abastecimento de oxigênio nas nossas unidades hospitalares não será afetado”. Segundo o prefeito, as vítimas que estão internadas têm 19, 43 e 45 anos de idade e seguem estáveis, em avaliação clínica.