O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve desembarcar em Belém nesta sexta-feira, 23. Embora sua agenda oficial ainda não tenha sido divulgada, a assessoria da Presidência da República confirmou seu desembarque na capital paraense por volta de 15h30, acompanhado do ministro do Turismo, Gilson Machado. Na pauta sobre a visita, informada apenas por telefone, estão a entrega de alimentos do Programa Brasil Fraterno e, ainda, a formalização de convênio com o Ministério do Turismo (MTur).
O convênio é destinado a um aporte de R$ 128 milhões do MTur para a concessão de empréstimos por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur). Esses empréstimos seriam viabilizados por meio do Banco da Amazônia (Basa), mas não foi ainda divulgado quem seriam os beneficiários e os critérios para a concessão.
Também não foi ainda informado pela assessoria da presidência onde seria feita a distribuição dos alimentos do projeto Brasil Fraterno. A pauta fechada sobre a visita de Bolsonaro a Belém deve ser divulgada na noite desta quinta-feira, 22.
O projeto Brasil Fraterno foi lançado pelo Governo Federal no último dia 26, em Aparecida (SP). A iniciativa, coordenada pelo Programa Pátria Voluntária, que tem à frente a primeira dama, Michelle Bolsonaro, objetiva arrecadar e doar cestas de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.