*Redação Dia a Dia Notícia
Com 28,14 metros no Porto de Manaus, nesta sexta-feira (16), o rio Negro está agora a 86 centímetros para atingir o nível de inundação severa (29 metros), segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Até o momento, o rio Negro está classificado na cota de inundação (27,5 metros) e já apresenta pontos de inundações na cidade.
A previsão é que a capital amazonense possa ultrapassar a maior cheia histórica local, de 29,97 metros em 2012, e que a cota máxima desse ano esteja dentro da faixa de 28,55m a 30,35m, considerando um intervalo de confiança de 90%, segundo o modelo utilizado pelo CPRM.
O primeiro Alerta de Cheias de Manaus emitido pelo órgão, que previa a situação atual dos rios, foi emitido em 31 de março. O próximo alerta está marcado para 30 de abril.
“As cheias máximas anuais da região central da Amazônia (Manaus e proximidades) normalmente ocorrem entre os meses de junho e julho. O que determina a magnitude dessas cheias é a chuva que ocorre em todas as bacias que drenam pra essa região, como a bacia do Negro, do Solimões e todos os seus afluentes (Purus, Juruá, Japurá, Jutaí e etc), incluindo suas áreas externas ao Brasil, na Colômbia, Peru e Equador”, afirma o CPRM.
Fonte: Porto de Manaus
Segundo a Defesa Civil municipal, cerca de 5 mil famílias em pelo menos 15 bairros de Manaus deverão ser atingidas pela cheia 2021. São eles:
- Tarumã
- Mauazinho
- São Jorge
- Educandos
- Raiz
- Betânia
- Presidente Vargas
- Colônia Antônio Aleixo
- Aparecida
- Centro
- Santo Antônio
- Cachoeirinha
- Glória
- Compensa
- Puraquequara
Na região rural ribeirinha, a Defesa Civil vai monitorar as comunidades Nova Canaã do Aruau; São Francisco do Aruau; Lindo Amanhecer; São Sebastião do Cuieiras; São Francisco do Chita; Bela Vista do Jaraqui; Nova Jerusalém do Minpidiau; São Sebastião do Tarumã-Mirim; Agrovilla; Cueiras do Tarumã-Açu; Nova Esperança do Apuau; Santa Isabel do Apuau; Nova Aliança do Apuau; União e Progresso; São Francisco do Tabocal; São Raimundo e o assentamento Nazaré.
Interior
Em Manacapuru (distante 70 quilômetros de Manaus), o rio Solimões também segue subindo, já acima da cota de inundação, registrando ontem 18,89m, nível acima do esperado para essa época do ano. Para Manacapuru, a previsão é que o rio atinja 20,27 metros em média, podendo variar entre 19,20 e 21,20 m, com 90% de confiança.
Em Itacoatiara (a 175 quilômetros da capital), o rio Amazonas acaba de entrar em cota de inundação, com nível nesta quinta-feira de 14,02m. O prognóstico do CPRM indica que neste ano a cota de inundação severa (14,20 metros) tem a probabilidade de 97% de ser atingida.
(Com informações da assessoria)