Na noite desta quinta-feira (1/4), foi realizada a Missa da Ceia do Senhor, onde se faz memória à Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores.
A celebração começou às 19h na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição (Igreja da Matriz), sendo presidida por Dom Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus, concelebrada pelo Pe. Hudson Ribeiro, pároco da Catedral e pelo Pe. Sebastião Maia, auxiliados pelo diácono Ruzeval Cardoso, contando com a participação de poucos fiéis e todos respeitando as normas de higienização e distanciamento.
A missa da ceia do Senhor é uma celebração cheia de simbolismos, marca o início do Tríduo Pascal no dia em que se celebra a instituição da Eucaristia e, um dos momentos mais marcantes também é durante o ato do lava-pés que, em virtude da pandemia, foi omitido pelo segundo ano consecutivo, mas que mesmo assim não deixou de ser lembrado, principalmente durante a homilia de Dom Leonardo.
Outro momento importante foi ao final da celebração, quando Jesus Eucarístico é levado para uma urna/sacrário, e durante alguns minutos todos em silêncio se prostraram em adoração.
Mais informações: https://arquidiocesedemanaus.org.br/