A ONG Instituto Aldeia Animal, localizado no município de Novo Airão (AM), distante 190 quilômetros de Manaus, está solicitando ajuda para comprar remédios para combater o surto de cinomose que atingiu os animais da região.
A cinomose é transmitida por meio de fezes, urina, saliva e secreções nasais e oculares do cão doente. Os seres humanos podem carregar o vírus em suas roupas e objetos e contaminar um animal sadio. A única forma de prevenção é a vacina. A primeira dose deve ser aplicada a partir dos 45 a 60 dias de vida do animal. Após 30 dias, a segunda dose deve ser aplicada e depois de mais de 30 dias, ou seja, quando completar 60 da primeira, o animal deve receber a terceira e última dose. Depois disso, a vacina tem que ser renovada a cada 1 ano.
Por ser uma doença que não tem cura, apenas tratamento, a presidente do Instituto Aldeia Animal, Isabela Brelaz, decidiu realizar uma vaquinha on-line para arrecadar fundos para comprar medicamentos necessários para o tratamento dos animais de Novo Airão, pois o município entrou em um surto de cinomose que vem contaminando os animais e causando dor e sofrimento para os pequenos.
“Tudo começou em Manaus, em outubro do ano passado. O surto tomou conta da cidade rapidamente e agora já está reduzindo bastante. No entanto, agora o vírus da cinomose está indo para os municípios do interior, como Manacapuru e Novo Airão, onde trabalhamos”, conta a presidente da ONG, Isabela Brelaz.
Ela explica que a população começou a mandar para o instituto relatos de mortes repentinas de seus cães. “Chegamos a receber relatos de famílias que perderam cinco cães de uma vez só”, disse.
Conforme Isabela Brelaz, a doença é altamente contagiosa, ataca o sistema digestivo, respiratório e nervoso, possui taxa de mortalidade de 85% e não possui cura, apenas tratamento dos sintomas.
A única forma de prevenção é a vacina importada, que custa R$ 60 a dose e o tratamento é feito para os sintomas. As famílias do município não têm condições de arcar com esses custos e estão perdendo de três até cinco cães de uma vez só. Por isso, o Instituto Aldeia Animal pretende arrecadar por meio da campanha R$ 40 mil. Todo o dinheiro será direcionado para a vacinação, testes e tratamento de cinomose dos animais do município de Novo Airão, com ou sem tutores.
Contato
Os interessados em ajudar a situação dos pequenos de Novo Airão podem entrar em contato pelo Instagram no @institutoaldeiaanimal.
Pix: 001.436.622-36 (Isabela Brelaz)
Link da Vakinha: vaka.me/1901592
Você também pode nos ajudar doando:
• medicamentos: gardenal, leucogen xarope, prednisolona, ribavirina.
• vitaminas e complexos: vitamina c, complexo B
• inaladores/nebulizadores
• doses de vacinas importadas V8 ou V10 (prioridade)
• álcool a 70%
• água sanitária
• seringas e agulhas
• luvas
• soro fisiológico
• soro hospitalar
• teste de cinomose