Destinado a preencher 1.500 vagas imediatas de policial rodoviário, o concurso PRF (Polícia Rodoviária Federal) teve o seu novo cronograma publicado na noite de ontem (22/03).
O calendário divulgado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) confirma a aplicação das provas objetiva e discursiva para 9 de maio, com liberação dos locais de exame em 30 de abril.
Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por dois canais de comunicação: telefone: (61) 3448-0100, e-mail: [email protected].
Do total de oportunidades, 1.125 são para ampla concorrência. As outras 375 chances estão distribuídas da seguinte forma: 300 reservadas a candidatos negros e 75 a pessoas com deficiência.
Há também a expectativa de convocação de 500 excedentes no início de 2022, totalizando 2.000 nomeações, conforme revelou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Concurso PRF: como serão as provas
As avaliações objetiva e discursiva ocorrerão em todas as capitais brasileiras. A primeira cobrará a resolução de 120 questões do tipo “certo” ou “errado”, enquanto a segunda exigirá a elaboração de um texto dissertativo de até 30 linhas. O conteúdo programático engloba:
- língua portuguesa;
- raciocínio lógico-matemático;
- informática;
- física;
- ética e cidadania;
- geopolítica;
- língua estrangeira (inglês ou espanhol);
- legislação de trânsito;
- direito administrativo;
- direito constitucional;
- direito penal;
- direito processual penal;
- legislação especial;
- direitos humanos.
As demais etapas do processo seletivo envolverão exame de aptidão física, avaliações psicológica e de saúde, análise de títulos, apresentação de documentos, investigação social e curso de formação.