A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas e ficar sem dormir ou ter o sono interrompido pode afetar os níveis do estresse.
A insônia é um problema que afeta muitas pessoas. Segundo estimativas, acredita-se que alcance aproximadamente 33% da população mundial. Muitas vezes se tem uma má qualidade de sono pela ansiedade, rotina agitada, problemas com a família e, até mesmo, o uso de celulares e dispositivos eletrônicos.
A falta de sono pode causar sonolência durante o dia, dificuldade para memorizar informações, mal-estar emocional, a pessoa ficar irritada e exausta a curto prazo, entre os problemas de saúde mental relacionado à falta de sono estão a depressão, ansiedade, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), Síndrome do Estresse Pós-traumático, Transtorno Bipolar, entre outros. se expressam como um reflexo de fatores internos e externos. Você sabia que a possibilidade de sofrer acidentes cresce com a ausência de sono, pesquisas mostram que, um em cada cinco acidentes tem a ver com a falta de sono.
Uma boa noite de repouso em um ambiente tranquilo e confortável pode garantir o descanso e o relaxamento do corpo e da mente, pois durante o sono, importantes substâncias como a serotonina — responsável pelo bem-estar — são produzidas. Dormir é como se alimentar, o ser humano precisa ter uma noite de sono adequada, que seja suficiente para que no outro dia ele tenha tanto um bem-estar físico, quanto mental.
Para saber se estão dormindo bem, as pessoas têm que acordar dispostas. Se acordam cansadas, irritadas, passam o dia com dor de cabeça, sonolência diurna excessiva, dormem e seu sono nunca é suficiente, isso é sinal de que o sono não está adequado e tem que investigar o que está acontecendo.
Dormir é essencial como se alimentar. E para dormir tem que ter regras, tem que ter hábitos, tem que ter horário, igual a alimentação. Então, é preciso que se que estabeleça uma rotina para o sono. As pessoas têm que ter consciência que devem ter um bom sono e que ele é essencial para vida saudável, as pessoas às vezes afirmam que acordam ‘normal’. Mas o que é acordar normal? É acordar bem-disposto, ou acordar com preguiça, cansado, com dor de cabeça? Então a gente tem que ter consciência se o nosso sono está apropriado ou não. Quantas horas de sono eu durmo? Essas horas são suficientes? Meu sono tem uma continuidade, ou sofre interrupções?
Deixo aqui os 3 principais elementos necessários para dormir bem;
1. Duração – Suficiente para ficarmos descansados e alertas durante o dia (entre 7 e 9 horas por dia);
2. Continuidade – Dormir sem interrupções para que o sono seja efetivo;
3. Profundidade – O sono deveria ser suficientemente profundo para que seja restaurativo.
E por fim ficam algumas dicas para uma boa noite de sono:
Evite, dormir muitas horas durante o dia, pois, vai comprometer o sono no período noturno.
A leitura de um bom livro é uma excelente alternativa para deixar a mente descansar e atingir um estágio de positividade.
Temos sempre que ter um horário regular para dormir e acordar todos os dias. O ambiente em que dormimos tem que ser adequado, confortável, sem ruídos, sem luminosidade, com temperatura adequada. A cama tem que ser confortável, o travesseiro deve ser adequado. Devem ser evitados excessos de café, refrigerantes, chás, chocolates, porque são estimulantes que vão atrapalhar o indivíduo a dormir.
As pessoas devem evitar também, nas horas próximas às dormidas, ficar muito tempo usando o celular, o computador, ipad.
Também é preciso evitar refeições pesadas no período noturno. À noite, fazer sempre refeições mais leves. Atividade física é fundamental para uma boa noite de sono.
Estudos mostram que 10 minutos de atividade aeróbica melhoram muito a qualidade de sono, porém, atividade física exaustiva próxima ao horário de dormir pode atrapalhar alguns indivíduos. É aconselhável terminar a atividade física pelo menos umas 3 horas antes da dormida.
Além disso, as pessoas devem evitar ingestão de bebida alcoólica. O álcool induz o sono, porém o fragmenta, não propicia sono de qualidade.
Antes de dormir, as pessoas devem tomar um banho morno, colocar sua roupa de dormir, relaxar. O momento antes de dormir tem que ser de relaxamento.
Não faça de forma alguma o uso de medicação para dormir sem orientação médica, inclusive porque são medicações que causam uma dependência muito grande e para o indivíduo ficar livre delas requer um grande trabalho.
Ainda posso citar como distúrbio do sono, o sono excessivo durante o dia. O desânimo, falta de atenção e irritabilidade são sintomas de uma má rotina de sono. Mas você sabia que esses indícios podem estar associados à diversas doenças? Mas calma! Para ter certeza de que não se trata apenas de um cansaço derivado de uma noite mal dormida, fique atento a outros sinais. Normalmente, nos casos de doença a pessoa sente-se cansada e sem forças, mesmo após ter uma noite de descanso.
Atualmente, a depressão atinge um número cada vez maior de pessoas. Apesar de ser uma doença que afeta a parte mental da pessoa, ela também acaba afetando o corpo. Ela é caracterizada pela maneira negativa de como o indivíduo se sente, além de falta de ânimo, ansiedade, angústia, cansaço e sonolência.
No cenário atual, a conscientização do problema é um dos pontos mais relevantes e, buscar ajuda de um terapeuta ou de um especialista em Medicina do Sono é essencial para quem dorme mal, pouco ou excessivamente, afinal, isso é um indicativo de que há algo de errado com a saúde.
Finalizo alertando que a falta, excesso ou má qualidade do sono, tem grande impacto negativo na saúde, em curto e longo prazo, na minha opinião, o ato de dormir bem, muitas vezes é subestimado, mas é algo que deveria preocupar a todos.
Por Samiza Soares
Instagram: @samiza
E-mail: [email protected]
Facebook: www.facebook.com/