Search
booked.net
Search
Close this search box.

Coloração pessoal: uma ferramenta de autoconhecimento por meio das cores

Conversamos na semana passada sobre a psicologia das cores. Agora, vamos falar sobre a coloração pessoal. Você sabia que a cor pode ter um efeito positivo ou negativo no seu rosto? Cor é luz e sombra. Então, a partir disso, já imagina que uma cor pode iluminar ou “apagar” sua beleza natural. Todos nós nascemos coloridos, seja cor dos olhos, boca, cabelo, pele e o contraste de tudo isso. É analisando todo esse conjunto que chegamos a um resultado mais harmônico.

A coloração pessoal é uma análise feita com material específico. São tecidos com as características das cores: temperatura, profundidade e intensidade. E esse teste deve ser feito sempre de forma presencial, pois, a luz artificial da tela do computador ou celular pode alterar o resultado natural (cada eletrônico tem uma calibragem diferente, por isso a importância de se fazer presencial).

 

 

 

Inspirada nas estações do ano, sim, Primavera, Verão, Outono e Inverno, são as paletas e mais as suas especificações, também conhecida como “sobrenome da cartela”, que podem ser: Pura, Intensa, Suave, Clara e Escura, ou seja, são cartelas de cores que cada uma possuem tonalidades diferentes e um significado também.

Ter conhecimento da sua paleta de cor pode ser benéfico não somente para a aparência, mas também uma forma de experimentar mais cores, combinar melhor as roupas, mudar a maquiagem, colorir os cabelos. Tem gente que usa até no material de sua marca profissional ou na decoração da casa. Os benefícios são muitos.

Não existe uma regra ou imposição de que após a análise você somente usará as cores da sua cartela. Pelo contrário, uma vez que você tem conhecimento do que te é favorável você está livre para fazer escolhas conscientes do que é melhor para sua imagem. Inclusive durante o processo da colorimetria, que eu faço, ensino como usar as cores da essência. Aquelas cores que a pessoa se identifica muito, mas não estão na cartela pessoal dela. Até porque cor e estilo, quando se trata de visual precisam andar de mãos dadas. E entender seu estilo dá trabalho, muito mais que a técnica da coloração pessoal. Porque estilo é essência e identidade. Não é algo definitivo, como uma paleta de cor. É fluído e não pode ser determinado por fatores externos, por exemplo uma pasta de fotos com roupas que te agradam, isso não descreve seu estilo Mas vamos deixar o assunto “estilo” para outro dia.

A busca pelo autoconhecimento exige um olhar apurado para e dentro e para fora de si. Ao passar por uma consultoria de cores você começa a apurar este olhar para si.

Para mais informações sobre este processo, ou se você se interessou e gostaria de agendar uma sessão de coloração pessoal, me chama por mensagem no instagram.

 

*Por Jéssica Zany

Formada em Design de Moda com especialização em Consultoria de Imagem Pessoal pelo Centro Europeu, em Curitiba. Já atuou em grandes marcas como RCHLO e BO.BÔ. Atualmente, ministra workshops e oferece consultoria, on-line e presencial, personalizada para pessoas que buscam transformar sua imagem pessoal na sua melhor forma de expressão.

“Moda é uma forma de expressão e identidade. E a imagem pessoal é um canal de comunicação não verbal, que abre portas. As pessoas se vestem para serem ouvidas e não vistas”.

  • Facebook: Jéssica Zany
  • Instagram: @jessicazany

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.