Após o falecimento do ex-presidente do Tribunal regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Aristóteles Thury, a vaga ficou em aberto e até o momento os desembargadores Wellington José de Araújo e Joana dos Santos Meirelles já se colocaram à disposição para disputar a vaga.
O desembargador eleito irá cumprir um mandato tampão em substituição de Aristóteles, cujo mandato se encerraria em 2022. Até o momento, eles foram os únicos a se manifestar.
Aristóteles Thury faleceu no dia 14 de fevereiro em decorrência da Covid-19 em São Paulo após mais de um mês lutando contra a doença. Ele havia sido empossado no cargo de presidente do TRE-AM para o próximo biênio em maio de 2020 e era professor de Direito Penal.
Edital
O edital foi divulgado no dia 24 de fevereiro pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e tem o prazo de 15 dias para que os candidatos, da classe magistrados – desembargadores, se manifestem. O edital é previsto na Lei Complementar n.° 17/97, e leva em consideração o Ofício n.º 075/2021 – GABPRES/TRE/AM, de 22/2/2021, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas.