Search
booked.net
Search
Close this search box.

Josué Neto aceita pedido de impeachment de Wilson Lima; governador rebate “nunca foi tão importante unir forças”

Nos últimos dias, foram protocolados três pedidos de impeachment

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB), anunciou nesta quinta-feira (30), que aceitou o pedido de abertura do processo de impeachment contra o governador do Estado do Amazonas, Wilson Miranda Lima, e o vice-governador, Carlos Alberto Souza De Almeida Filho. Nos últimos dias, foram protocolados quatro pedidos de impeachment.

A abertura foi confirmada no início da tarde desta quinta-feira, dia 30, durante o encerramento da sessão virtual da Aleam. O pedido que foi aceito se refere ao que foi protocolado pelo médico Mário Vianna, presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam).

Durante a sessão virtual, Josué Neto divulgou em suas redes sociais a decisão e declarou: “está nas mãos dos deputados estaduais e do povo do Amazonas”.

Em seu pedido, o presidente do Simeam sustenta os motivos. “O pedido está baseado na negligência e omissão do Estado em relação à Saúde, inclusive sendo responsabilizado da morte de pessoas da sociedade como um todo como de profissionais da saúde. Nossa esperança é que a Aleam acate este pedido”, afirmou.

 

Com a admissão do pedido, o documento será analisado por uma comissão especial formada pela assembleia para avaliar a denúncia e elaborar um relatório sobre a admissibilidade ou não do processo. Após essa fase, caso o processo de impeachment seja aceito, a peça seguirá para votação no Plenário da Casa, onde será preciso o voto de 16 deputados estaduais para afastar o governador Wilson Lima e o vice Carlos Almeida.

 

Outros pedidos

 

Nesta quarta-feira, dia 29, o Conselho Regional de Economia do Amazonas – 13ª Região (Corecon) e o Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM) protocolaram um novo pedido de impeachment contra o governador do Estado do Amazonas, Wilson Miranda Lima, e o vice-governador, Carlos Alberto Souza De Almeida Filho, com base na efetivação da “Gestão Pública Temerária” no controle do orçamento, bem como na falta de probidade na Administração Pública Estadual, principalmente em relação à área de Saúde.

 

Na última sexta-feira, 24, o Movimento Independente do Amazonas e coordenador regional do Movimento Conservador, o empresário William Bittar Barroso dos Santos protocolou mais um pedido de impeachment do governador e do vice alegando crime de responsabilidade fiscal, ambos.

 

Resposta de Wilson Lima

 
 
Sobre acolhimento do pedido de impeachment pela presidência da Assembleia Legislativa do Estado, o governador Wilson Lima afirmou que o momento é inoportuno e que a decisão não tem fundamento e está contaminada por questões eleitorais. 
 
“Uma decisão solitária do presidente da Assembleia que não contribui em nada para vencermos essa guerra de todos os amazonenses contra a pandemia”, disse.
 
Wilson Lima ressaltou que respeita o debate político na Aleam, mas reitera que este não é o momento para discussão de uma pauta que está distante dos reais problemas do Amazonas e da população que mais precisa da ação do Estado em todas as suas esferas.
 
“O inimigo é um só. Nunca foi tão importante unir forças.  É isso que a sociedade nos cobra. Enquanto pessoas morrem e o mundo se comove com a pandemia no Amazonas, o presidente da Assembleia não pode apresentar esse tipo de proposta para debatermos”, destacou o governador, que aproveitou para convidar o presidente da Aleam, Josué Neto, a participar do Comitê de Crise do Covid-19.
 
“Todos os presidentes de todas as instituições desse Estado estão discutindo conosco soluções para a crise e o presidente da Assembleia será muito bem-vindo à mesa”, frisou.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.