Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ministro Pazuello estabelece novo plano para remoção de pacientes no Amazonas, com foco no interior

Além dos casos leves e moderados, poderão também ser removidos os pacientes em estado grave, transportados em UTIs aéreas da Força Aérea Brasileira

Um novo plano de remoção de pacientes diagnosticados com Covid-19, no estado do Amazonas, começa a ser executado, a partir deste sábado (13/02), em operação conjunta dos ministérios da Saúde e da Defesa, com o Governo do Estado. O novo plano foi uma das primeiras recomendações do ministro Eduardo Pazuello, após chegar em Manaus na sexta-feira (12), para acompanhar a situação da crise causada pelo recrudescimento de casos de Covid-19 no Amazonas.

O plano estabelece novo redirecionamento de prioridades na remoção de pacientes, intensificando as transferências do interior para a capital e para estados mais próximos. Neste momento, a fila de espera por leitos no interior do Estado está maior do que a da capital, que vem sendo amenizada com a abertura de mais 183 leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Outro dado importante é que, além dos casos leves e moderados, poderão também ser removidos os pacientes em estado grave, transportados em UTIs aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB), em aeronaves com capacidade para até seis pessoas.

A primeira ação já com esse novo foco estabelecido pelo ministro Pazuello inicia neste sábado (13/02), com o voo que sai do município de Parintins, a cerca de 370 quilômetros de Manaus (40 minutos de avião), levando para a capital amazonense 15 pacientes diagnosticados com Covid-19, com quadro clínico moderado. Parintins é um dos municípios do interior que vem sofrendo com o aumento de casos.

No domingo (14/02) começam as remoções de pacientes graves do interior para tratamento em hospitais de Manaus ou cidades próximas, na região Norte, e no estado do Espírito Santo, que já disponibilizou leitos de UTI.

As remoções dos pacientes com casos leves e moderados para outros estados continuam a ser executadas. Até o momento, 558 pacientes já foram transferidos do Amazonas para 16 estados e para o Distrito Federal, sendo 542 com Covid-19 e 16 para cirurgia oncológica. Desses, 222 já retornaram, sendo oito após realização de cirurgia oncológica.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.