A gente adora “estar na moda”, mas este conceito está quase que ficando datado. É, isso mesmo. A moda se democratizou tanto que, hoje, tudo está permitido. Cada pessoa usa o que quer e da forma que lhe convém a qualquer tempo. Mas existe sim as tendências e elas são estudadas pelos CoolHunter (profissionais da moda que pesquisam tendências de comportamento), há pelo menos dois tipos de tendência: Macro e Micro.
O que as difere é o tempo que sobrevivem. As macrotendências são definitivas, elas não vão passar. Um exemplo é a sustentabilidade.
Tornou-se comportamento, daí surgiu o vegetarianismo; na decoração, a busca por elementos naturais; na moda, o upcycling. Já as microtendências são passageiras. Vem por temporada e não é sempre que “a moda pega”.
Agora que você já entendeu de que se trata sobre comportamento e que não nasce por acaso, uma vez que tendência é a disposição para mover em uma direção, de modo que flui, vou te mostrar as sete melhores microtendências no mundo da Moda para 2021. Afinal esta coluna é sobre esse universo – que é mais complexo do que muita gente imagina e que eu espero te mostrar um pouco nesta coluna. Vamos nos divertir!
1) Backless Top / No boom português: Blusas com decotes nas costas.
Nada óbvio, uma vez que já estamos acostumadas com decotes V, canoa, ombro a ombro. Chegou a hora de colocar as costas de fora.
02) Breezy Dress / Vestido superfluido e confortável
Você já viu ele por aí, mas esse sim a moda pegou e, por isso, vem para 2021. Primeiro porque é confortável e a gente não aceita mais nada que não tenha o mínimo de conforto no corpo. Segundo que tem a questão da praticidade – vai com tênis, mulet e rasteirinha, logo transita bem em vários locais e por último, não menos importante, é feminino, delicado. Passa um ar romântico, dependendo da forma como você irá compor os acessórios.
03) Crochê / Feito à mão
Com a pandemia o desejo “de volta para casa” reacendeu nas pessoas. A busca do conforto do lar, dos costumes passados por gerações, traz essa tendência do feito à mão. É aí que surge as roupas de crochê. Tops, vestidos, saias…quem aí não teve aquela touquinha feita pela avó?
04) Mangas Bufantes / Ocupar espaço
Volume na parte superior da silhueta comunica força e poder (elemento masculino). Geralmente é a silhueta masculina que tem os ombros marcados. Então para “ocupar espaço”, as mulheres emprestam alguns elementos do guarda-roupa masculino.
05) Relaxed Jeans / calças superconfortáveis
Eu já disse aqui que não aceitamos nada menos que conforto. Isso vale para tudo, inclusive o jeans que é uma peça mais pesada. Mas aí a modelagem e o caimento se adaptam a esta nova realidade. Vale lembrar que conforto não é sinônimo de desleixo (isso fica para um próximo conteúdo).
06) Alfaiataria Casual / Despojado Chic
Um blazer, uma calça de linho, pronto, você está arrumada para o trabalho. A alfaiataria clássica tirou umas férias. Você não precisa mais parecer tão tradicional. Dá para optar por cores mais neutras, caimentos mais leves, até mesmo um max blazer ou colete com uma pegada mais casual. O look do escritório “desburocratizou”.
07) Rosa-chiclete / O poder do rosa
Vimos alguns movimentos femininos representados pelo Pink. Com isso a cor rosa saí daquele lugar de romantismo e infantilidade e passa a representar o poder do feminino. Temos agora 50 tons de rosa como símbolo do poder feminino, mas o queridinho do momento é o rosa-chiclete.
Agora me conta, essa moda pega? Qual dessas tendências vai para o seu guarda-roupas?
Para mais dicas e conteúdos sobre Moda e Imagem Pessoal me segue lá no Instagram @jessicazany. Nos vemos na semana que vem, por aqui! Beijos
Por Jéssica Zany
Formada em Design de Moda com especialização em Consultoria de Imagem Pessoal pelo Centro Europeu, em Curitiba. Já atuou em grandes marcas como RCHLO e BO.BÔ. Atualmente, ministra workshops e oferece consultoria, on-line e presencial, personalizada para pessoas que buscam transformar sua imagem pessoal na sua melhor forma de expressão.
“Moda é uma forma de expressão e identidade. E a imagem pessoal é um canal de comunicação não verbal, que abre portas. As pessoas se vestem para serem ouvidas e não vistas”.
- Facebook: Jéssica Zany
- Instagram: @jessicazany