Search
booked.net
Search
Close this search box.

Cientistas desvendam: música mexe com as emoções e ritmo cardíaco 

O coração ocupa metaforicamente o palco de centro das emoções — posto que, fisiologicamente, quem detém é o cérebro. Mas a música mostra que essa interface entre o peito e a cabeça tem tudo a ver e ainda repercute de um jeito muito particular em cada ser humano, conforme a matéria da Veja.

É o que constata um pequeno estudo capitaneado pelo Centro Nacional de Pesquisa Científica da França. Na experiência, oito pessoas que usavam marca-passo — dispositivo que corrige arritmias e permite monitorar o ritmo do coração — foram convidadas a ouvir uma sequência de concertos ao vivo.

Os cientistas descobriram, então, que os batimentos delas reagiram de forma milimetricamente diferente diante dos mesmos trechos musicais. Isso prova que as melodias disparam reações de estresse e excitação únicas e individuais e abre a perspectiva de criar ou utilizar composições personalizadas para acalmar os ânimos, baixar a pressão e conter falhas no ritmo cardíaco.

O que eles ouviram

Na pesquisa francesa, os participantes apreciaram concertos ao vivo com obras de compositores clássicos como o alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) e o franco-polonês Frederic Chopin (1810-1849) e do contemporâneo americano Jonathan Berger. A maior parte dos estudos desse tipo é feita com música instrumental.

Ilustrações: Eduardo Pignata/SAÚDE é Vital

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.