*Da Redação – Dia a Dia On-line
O Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19, definitivamente não atinge apenas quem contrai a doença causada pelo novo coronavírus, mas também atrapalha a saúde emocional de muita gente. Essa pandemia é algo novo vivido por nós e pode desencadear alterações na saúde mental. Esse momento, mais do que nunca, é preciso estar cientes de que mesmo de longe, todos estão juntos e ter a certeza de que tudo isso irá passar.
Em entrevista ao Dia a Dia On-line, o hipnoterapeuta clínico, Danilo Bauer, especialista em Reprogramação Mental, dá algumas dicas para amenizar esse sentimento de angústia e instabilidade que estamos vivendo. Saiba como cuidar da saúde mental e como lidar com surtos de ansiedade na quarentena, a insônia, depressão e pânico.
Segundo Danilo Bauer, as mudanças foram muito bruscas nas relações pessoais, nas rotinas de vida e no trabalho. Mas o momento também pode ser usado para fazer planos, repensar rumos e buscar soluções criativas para aquelas questões que vinham sendo arrastadas no piloto automático do dia a dia.
Confira a entrevista:
Quais os cuidados necessários para controlar a ansiedade durante o isolamento social?
Primeiramente, é de fundamental importância observar como está se sentindo, pois sensações de medo, angústia e insônia são sintomas causados pela ansiedade e que podem surgir durante o isolamento social. Para buscar o controle, pode-se elaborar estratégias para equilibrar esses sintomas, de forma que consiga ocupar o corpo e a mente, como por exemplo: desenvolver atividade criativas como artesanatos, prática de exercícios físicos, uma leitura, uma capacitação em cursos on-line, ou seja desenvolver prática que combinem atuações físicas e mentais de ocupação de espaço e tempo durante esse período.
A saúde mental também? E a insônia?
Devido ao aumento do nível de ansiedade, podem aparecer sintomas psicossomáticos semelhantes com os principais sintomas da Covid-19 como febre, falta de ar e taquicardia. Alterações comportamentais e sentimentos aflorados pelo o momento em que estamos vivendo, geram preocupações e estado de estresse danoso a saúde mental, gerando insônia, inquietação, tensão neural e corporal da pessoa nesse confinamento.
Como controlar as emoções diante dos noticiários sobre a crise da coronavírus no Amazonas?
Uma medida muito importante é checar toda e qualquer informação repassada, verificando a veracidade das notícias compartilhadas, conferindo a fonte de origem da informação, evitar ao máximo compartilhar para reduzir o pânico e pavor contido na informação, mesmo sendo de fato e veracidade confirmada. Outra forma, é passar informações que agregam valor, notícias de resultados positivos, ações que atenuam o impacto ou reduz os riscos de contaminação.
Quais as alternativas para ter uma vida mais tranquila diante do isolamento social em casa?
Adquirir e adotar uma rotina de atividades diárias que consiga ocupar ao máximo de tempo, de forma produtiva que agregue valor aos seus propósitos e objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais, e buscar sempre realizar de forma agradável, por exemplo fazer práticas de meditação, reflexão mental dos desejos, planejamento, respirar de forma que consiga oxigenar bem seus pulmões e seu cérebro de forma ativa e consciente, criando um estado de relaxamento mental e físico.
Como a família pode ajudar nesse caso?
Realizando atividades de forma coletiva e colaborativa, dividindo as tarefas no qual cada um possa somar e agregar um para com outro, formando assim, uma integração social familiar que fortalece o convívio na prática. Executar as atividades juntos, em busca de um resultado comum para satisfação, realização e conclusão das tarefas de forma igual e balanceada, evita sobrecargas e estresses diários.
Alimentação e exercício também ajudam?
Ajudam sempre, pois corpo saudável está relacionado diretamente a mente saudável. Realizar uma refeição com o prazer de preparar algo que todos possam degustar e apreciar o sabor e ainda compartilhar esses momentos juntos, geram resultados satisfatórios e positivos no convívio.
*Biografia
Danilo Bauer é aficionado na mente humana. É hipnoterapeuta Clínico, especialista em Reprogramação Mental. Atua há mais de 6 anos nas áreas de Terapia Cognitiva Comportamental, Desenvolvimento Pessoal, Comportamental, Humano e Profissional. Desenvolve abordagem com ferramentas de Constelação familiar e sistêmica, Jornada do Herói, Estratégia Disney, Alinhamentos Neurológicos, entre outros.
Detém certificações Nacionais e Internacionais de Hipnose Clínica pelo Instituto Lucas Naves, reconhecido pela International Mind Trainning Academy, Hipnose não Verbal – Instituto Upper, PNL Practitioner, PNL Master Practitioner, PNL Trainer pelo Instituto Você e Coaching Integrativo Sistêmico IV – International Association of Coaching Institutes – ICI.