Search
booked.net
Search
Close this search box.

Justiça acata ação do MPAM e determina construção de leitos de UTI em Parintins

A Justiça estadual em Parintins acatou a Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) e determinou, em forma de liminar, que o Estado do Amazonas providencie a instalação de 13 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em dois hospitais do município.

Pela decisão, deverão ser instalados 6 leitos de UTI adulto preferencialmente no Hospital Regional Jofre Cohen, bem como a oferta de 3 leitos UTI pediátrica e 4 leitos de UTI neonatal no Hospital Padre Colombo, bem como que proceda a todo o necessário para o regular funcionamento dos leitos construídos.

O município de Parintins registrou, até ontem, 80 casos confirmados do novo coronavírus e cinco mortes.

No despacho, a juíza Juliana Arrais Mousinho (1ª Vara da Comarca de Parintins) determina também que a construção deverá se iniciar no prazo máximo de 15 (quinze) dias, devendo estar em pleno funcionamento no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) por dia de descumprimento, em relação a cada um dos dois prazos impostos.

A ACP, assinada pelas promotoras de Justiça Marina Maciel e Eliana Amaral, pediu a tutela provisória de urgência para determinar a imediata oferta de leito de UTI adulto e neonatal, bem como a construção de hospital de campanha no Município. Segundo a decisão, ainda, as informações prestadas pelas autoridades municipais (prefeito e gestores dos hospitais), o Hospital Regional Jofre Cohen não possui leito de UTI, espaço apto ao funcionamento ou profissionais habilitados para operar as unidades intensivas. O hospital Padre Colombo informou, em ofício, que o local “não possui espaço físico para leitos de UTI adulto, apenas para leitos de estabilização adulto e que, apesar de contar com ventiladores mecânicos, não possui monitores multiparâmetros e bombas de infusão contínua”.

Já a Prefeitura de Parintins confirmou não haver leito de UTI na cidade e ressaltou o fato de o Município ser polo do sistema de saúde, em área que abrange nove municípios daquela região do baixo rio Amazonas. Argumentou também competir ao Estado a gestão de sistemas públicos de alta complexidade, diz trecho da decisão.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.