O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) retornou com o serviço de Acolhimento em Saúde, que visa contribuir com o acolhimento e o alívio emocional das pessoas nesse período de agravamento da pandemia de Covid-19 no Amazonas. As atividades são coordenadas pela titular da Coordenação de Tecnologia Social do Inpa, a psicóloga Denise Gutierrez, com mestrado em psicologia da saúde e doutorado em saúde pública.
Segundo Gutierrez, a atividade não é uma teleconsulta, mas sim uma conversa (escuta qualificada e compreensiva) com um atendente que poderá ajudar ouvindo você de uma forma respeitosa, ou ainda oferecer informações úteis para suas possíveis dúvidas.
O serviço é destinado a comunidade do Inpa e externa ao Instituto. É desenvolvido por servidores do Inpa, parte deles com formação em psicologia, embora não desempenhem a atividade no Instituto.
“O retorno desse serviço se mostrou necessário, pois estamos vivendo nesses últimos tempos uma intensificação da pandemia, que nos pega a todos em um momento de baixa de energia e extremo desgaste, decorrentes das intensas experiências de luto do ano passado e início do corrente”, explicou Gutierrez, que também é professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
“É preciso reforçar as capacidades de resiliência, acolher os sentimentos dos que sofrem e oferecer um local seguro para a ventilação dos sentimentos turbulentos e sombrios, os quais não encontram lugar em outros ambientes relacionais”, completou.
A pessoa interessada no serviço deve entrar em contato com um dos atendentes listados para o agendamento: Denise Gutierrez – quinta-feira – 8h às 12h | (92) 99984-7127; Eleilza Litaiff – segunda-feira e quarta-feira – 14h às 17h | (92) 98104-9584; Francimeire Gomes Pinheiro – segunda-feira e quarta-feira – 9h às 12h | (92) 99139-5570; Regis Ferreira de Araújo – terça-feira – 9h às 12h e das 14h às 17h | (92) 99117-6512.
Os encontros, por meio de ligações ou videochamadas, terão duração de cerca de 50 minutos, em média.
O serviço é para você que quer:
1. alguém que te ouça, precisa desabafar e compartilhar suas preocupações;
2. saber o que pode fazer quando se sentir excessivamente ansioso ou deprimido;
3. conhecer algumas atitudes úteis para desenvolver em casa para o manejo pessoal da ansiedade;
4. saber quais os locais em que pode acessar a Rede de Apoio Psicossocial para ajuda profissional;
5. conhecer boas práticas de saúde e higiene mental: algumas estratégias para relaxar e dominar pensamentos destrutivos;
6. obter outras informações sobre o que o Inpa está fazendo para o combate à Covid-19.