A 2ª Promotoria de Justiça de Coari realizou, nessa sexta-feira (15/01), inspeção nas unidades de saúde daquele município seguindo o Procedimento Administrativo (PA) instaurado para acompanhar e fiscalizar os atos administrativos relacionados à aquisição de insumos necessários, bem como demais equipamentos utilizados no combate à Covid-19 na cidade, por parte da administração pública direta e indireta.
A situação, constatada pelo promotor de Justiça Thiago Freire, é preocupante em relação ao estoque dos medicamentos. Como, por exemplo, a relação apresentada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Carlito, destinada a ser referência da COVID-19, 12 medicamentos, de uma lista de 17, estão com estoque zerado. Apenas dois, amoxicilina (567 unidades) e omeprazol (438 unidades) estão em quantidades normais.
Dessa maneira, a 2ª PJ de Coari expediu à Secretaria Municipal de Saúde de Coari documento solicitando informações sobre as atuais quantidades de: medicamentos nos estoques públicos do município, de cilindros de oxigênio efetivamente disponíveis, de equipamentos de proteção individual (EPIS) e o quantitativo de leitos de internação clínica e suporte semi-intensivo. O poder público terá 48 horas para enviar as informações para o Ministério Público sob pena de ser responsabilizado judicialmente.
*Informações são da assessoria do MPAM