Search
booked.net
Search
Close this search box.

Freixo denuncia Pazuello na PGR por crime contra a vida: “Responsável pelas mortes em Manaus”

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) anunciou, na noite desta quinta-feira (14), que vai entrar com uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O motivo é a inoperância do Ministério da Saúde diante do drama vivido pela população e profissionais de saúde de Manaus. Nesta quinta-feira (14), praticamente todos os hospitais da cidade amanheceram sem oxigênio e há relatos de inúmeros pacientes que morreram por conta da carência do elemento básico para o tratamento de Covid-19. Os casos confirmados da doença e as mortes vêm explodindo na capital amazonense, segundo a Revista Isto É.

“URGENTE! Estou acionando Pazuello na PGR por crime contra a vida e prevaricação. Ele é responsável pelas mortes em Manaus por insistir em medicamentos ineficazes, como cloroquina, e por não adotar medidas emergenciais p/ garantir oxigênio. O ministro sabia do problema e não agiu”, escreveu o parlamentar em sua conta do Twitter.

https://twitter.com/MarceloFreixo/status/1349889304353517568?s=20

Caos e colapso

Até o momento, o governo Bolsonaro não adotou nenhuma medida emergencial e com efeito concreto para resolver a situação em Manaus. Pelo contrário. Esta semana, o Ministério da Saúde enviou um ofício à secretaria de Saúde da cidade para que seja difundido o “tratamento precoce” contra a Covid-19 e a distribuição de cloroquina – substância que não tem sua eficácia comprovada contra a doença causada pelo coronavírus.

O PT informou, na noite desta quinta-feira (14), que vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Corte obrigue o governo de Jair Bolsonaro a tomar medidas urgentes para conter o caos instaurado na cidade.

Na ação, encaminhada ao ministro Ricardo Lewandowski, o PT pede para que o Supremo obrigue o Ministério da Saúde a abastecer os hospitais de Manaus com oxigênio e outros suprimentos que faltam em até 24 horas.

“Mais uma vez temos que recorrer à Justiça diante da omissão, inoperância e chacotas do governo Bolsonaro ao colapso pré-anunciado de Manaus”, afirma o ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP).

Ajuda da Venezuela

O chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, anunciou nesta quinta-feira (14) que colocou à disposição do governo do Amazonas cilindros de oxigênio para garantir o abastecimento de Manaus,

“Por instruções do Presidente Nicolás Maduro conversamos com o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, para colocar imediatamente à sua disposição o oxigênio necessário para atender o contingente de saúde em Manaus”, escreveu o chanceler.

O governado do Estado, Wilson Lima (PSC) agradeceu o gesto. “O povo do Amazonas agradece!”, escreveu. O Amazonas brasileiro faz fronteira com o estado do Amazonas venezuelano.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.