Search
booked.net
Search
Close this search box.

Fim de semana que antecede Natal tem aglomeração no comércio ‘bate-palma’

Comércio 'bate-palma' da Rua Marechal Deodoro, no Centro de Manaus, ficou tomado de pessoas na manhã deste sábado, 19 (Gabriel Abreu/ Revista Cenarium) Comércio 'bate-palma' da Rua Marechal Deodoro, no Centro de Manaus, ficou tomado de pessoas na manhã deste sábado, 19 (Gabriel Abreu/ Revista Cenarium)

*Luís Henrique Oliveira – Da Revista Cenarium

MANAUS – Mesmo com o Amazonas ultrapassando 190 mil casos de Covid-19 e cinco mil mortes em decorrência do novo Coronavírus, parte da população manauara compareceu ao principal comércio a céu aberto, o bate-palma, no Centro da capital, neste sábado, 19, para garantir o presente de Natal. Uma pesquisa recente realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) apontou que 66% dos entrevistados pretendem fazer compras ainda antes do Natal.

É o caso de Anatárcia Pimentel que esteve nesta manhã, de máscara, na Rua Marechal Deodoro para adquirir sua roupa para comemorar o Natal em família. “Vim comprar roupas. Os preços do Centro são bem mais acessíveis que nos shoppings. Além de comprar para mim, vou levar presentes para outras três pessoas. Eu acho que este ano, mesmo com a pandemia, as pessoas não conseguiram se conter em ficar em casa e vieram ao Centro fazer compras”, disse a dona de casa.

A pesquisa da CDL mostrou ainda que 15% dos entrevistados afirmam já ter adquirido os presentes para o período. Outros 14% ainda não sabem se vão às compras, e 5% disseram que não farão gastos com presentes.

Apesar de a expectativa do comércio, que deve registrar uma queda de 3% nas vendas em todo o País, segundo um levantamento feito pela Federação de Câmaras e Dirigentes Lojistas (FCDL), a comerciante Elcilene de Souza falou à REVISTA CENARIUM que está satisfeita com a movimentação dos consumidores.

Vendedora de roupas contou à REVISTA CENARIUM que está otimista com a movimentação de clientes neste ano pandêmico (Gabriel Abreu/ Revista Cenarium)

“Espero vender bastante. Estou otimista, porque depois dessa pandemia, tudo tem que melhorar. E eu espero que ela vá logo embora. Tem muita gente no Centro andando, comprando. Espero vender muito ainda até o dia de Natal. Estou muito feliz, porque pensei que, com a pandemia, as coisas este ano fossem piorar muito, mas estamos conseguindo manter o lucro”, disse.

Estatística

Para quem pretende comprar algum tipo de lembrança neste fim de ano, o levantamento da CDL Manaus mostra que 46% vão presentear os filhos; seguido de ‘para si mesmo’ (41%); em seguida, os consumidores planejam presentear as mães (32%); cônjuge (28%); e pai (24%).

Cruzamento das Avenidas Eduardo Ribeiro com 7 de Setembro, no Centro de Manaus, também registrou grande fluxo de pessoas (Gabriel Abreu/ Revista Cenarium)

Presentear namorados, avós, irmãos, sobrinhos e amigos no Natal também estão nos planos dos manauaras, segundo o estudo. Das pessoas entrevistadas, 19% responderam que pretendem comprar presentes para o namorado (19%); 14% para os avós; 12% irmãos; 11% sobrinhos; e 7%, os amigos.

A expectativa do valor a ser injetado na economia do Amazonas em relação às compras de Natal deste ano está estimado em R $1.853.710.273,00. Vale ressaltar que o valor incrementado em 2020 é estimulado pelo pagamento do 13º salário no Estado que é de R $2.285.136.634,00, causando assim um aumento de 3,4% nas vendas comparado ao Natal do ano anterior.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.