Search
booked.net
Search
Close this search box.

Deputados negros defendem a remoção de estátuas de escravocratas das ruas 

Duas deputadas do Psol – Áurea Carolina (MG) e Talíria Petrone (RJ) – e o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), todos negros,  protocolaram projeto de lei proibindo homenagens a quem no passado foi proprietário e traficante de escravos e a pensadores que defenderam e legitimaram a escravidão.

O parlamentares defendem a remoção das ruas de monumentos públicos, estátuas, totens, praças e bustos que cultuam essas pessoas. Ao todo, são 180 estátuas em todo o país.

No projeto, os três defendem que esse material seja destinado a museus e que sejam inseridas informações sobre suas relações com a escravidão.

O levantamento com esses nomes está exposto no site Galeria da Arte Racista Brasileira. Durante 5 meses, um grupo do Coletivo Negro de Historiadores Tereza de Benguela realizou essa pesquisa e identificou os 180 monumentos.

Nessa lista, completa no site “Notícia Preta”, tem Tiradentes, Cristóvão Colombo, Bento Gonçalves, Borba Gato e Maurício de Nassau, entre outras dezenas de nomes.

“Existe também um caráter pedagógico dos monumentos, o pois os homenageados são pessoas reconhecidas pela sociedade como figuras exemplares e que devem servir de inspiração para as novas gerações. Desta forma, as estátuas cumprem esse papel, porém é totalmente incoerente termos personagens que participaram de atos deploráveis, como a legitimação da escravidão, sendo tratados como exemplo para novas gerações”, afirmam os três parlamentares na justificativa do projeto.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.