Manaus, quarta-feira 1 de abril de 2026
Pesquisar

booked.net

Após 50 anos, Nasa lança Artemis II e retoma voos humanos à Lua

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Após uma série de atrasos nos últimos meses, a Nasa iniciou, na noite desta quarta-feira, 1º, a segunda etapa do programa Artemis, missão histórica que busca levar humanos de volta à Lua. Diferentemente da Artemis I, desta vez a cápsula Orion decolou com quatro astronautas a bordo, impulsionada pelo foguete Space Launch System (SLS), o mais potente já desenvolvido pela agência. A previsão é de que o sobrevoo lunar ocorra na próxima segunda-feira, 06.

Ao todo, a missão terá duração aproximada de dez dias e não prevê pouso na Lua. O plano é levar os astronautas a esse sobrevoo pelo satélite natural, passando pelo seu lado oculto e retornando à Terra em uma trajetória de “retorno livre”, que aproveita a gravidade da Terra e da Lua para trazer a cápsula de volta sem necessidade de grandes manobras de propulsão.

Durante o voo, a tripulação vai testar sistemas essenciais da Orion em um ambiente de espaço profundo (longe da influência da Terra), incluindo suporte de vida, comunicações, navegação e controle manual da cápsula — etapas consideradas fundamentais antes de uma tentativa de pouso lunar.

A bordo estão Reid Wiseman, comandante da missão; Victor Glover, piloto; Christina Koch, especialista de missão; e o canadense Jeremy Hansen. Eles serão os primeiros humanos a se afastar tanto da Terra em mais de meio século, superando distâncias alcançadas desde as missões Apollo.

Por isso, se bem-sucedida, a Artemis II abre caminho para a ainda mais aguardada Artemis III, missão que deve marcar o retorno de astronautas à superfície da Lua nos próximos anos, incluindo a primeira mulher e a primeira pessoa negra a pisar no satélite natural.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.