*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um estudo recente apontou um avanço na regeneração da cartilagem articular, tecido que se desgasta com o envelhecimento e na osteoartrite. A pesquisa mostrou que o bloqueio de uma proteína associada ao processo de envelhecimento estimulou a reconstrução da cartilagem e reduziu a degeneração após lesões no joelho em testes com camundongos idosos.
Amostras de cartilagem humana retiradas durante cirurgias também apresentaram sinais iniciais de regeneração quando expostas à mesma abordagem em ambiente de laboratório.
A técnica atua sobre a proteína 15-PGDH, cuja atividade aumenta com a idade e está relacionada à perda progressiva da função dos tecidos. Ao inibi-la, as próprias células da cartilagem passaram a apresentar características mais jovens e voltaram a produzir matriz articular saudável.
Os pesquisadores observaram melhora da mobilidade nos animais e menor progressão da osteoartrite após lesões semelhantes às do ligamento cruzado anterior. Diferentemente de outras estratégias em estudo, o processo não dependeu do uso de células-tronco, mas de alterações no comportamento genético das células já existentes na articulação.
