*Da Redação Dia a Dia Notícia
Anabela Cardoso, ex-chefe de gabinete do prefeito de Manaus David Almeida (Avante), foi presa, nesta sexta-feira, 20, durante operação da Polícia Civil que investiga a atuação de um núcleo ligado ao Comando Vermelho no Amazonas. Conforme o delegado responsável pelo caso, ela foi identificada em relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) como uma das principais pessoas a movimentar valores com o líder da organização criminosa.
De acordo com o delegado Marcelo Martins, do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Anabela Cardoso fazia transações de valores com pessoas ligadas ao crime organizado.
“Ela aparece no relatório do Coaf como a principal pessoa a transacionar valores com o chefe da organização criminosa, e também transacionando com proprietário de uma falsa agência de viagens, que estaria também lavando dinheiro pro crime organizado”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Conforme a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Anabela ocupou o cargo de chefe de gabinete do prefeito de Manaus e, atualmente, atuava na Comissão Municipal de Licitação na capital amazonense.
A ação faz parte de uma ofensiva mais ampla contra o chamado ‘núcleo político’ da facção, suspeito de utilizar empresas de fachada para lavar dinheiro e dar suporte logístico ao tráfico de drogas. Ao todo, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em Manaus e em outros estados, além de bloqueio de contas, sequestro de bens e quebra de sigilo bancário dos investigados.
“Nas investigações podemos descobrir que o tráfico de drogas tinha tentáculos dentro da administração pública, tendo como parceiros do crime vários servidores públicos, além de traficantes”, explicou o delegado.
Ainda segundo a PC-AM, a operação é resultado de meses de investigação e análise de relatórios de inteligência financeira que apontaram movimentações consideradas incompatíveis com a renda declarada dos suspeitos. A corporação informou ainda que uma lista completa com o nome de todos os envolvidos será divulgada em breve.
Entre os alvos da operação estão um servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), uma policial civil que atua na Prefeitura de Manaus, ex-assessores parlamentares e um policial militar. Entre os presos no Amazonas estão:
- Izadir Moreno Barros – servidor do TJ-AM;
- Adriana Almeida Lima – ex-secretária de gabinete de liderança na Assembleia Legislativa do Amazonas;
- Anabela Cardoso Freitas – investigadora da Polícia Civil que integra a Comissão de Licitação da Prefeitura de Manaus;
- Alcir Queiroga Teixeira Júnior;
- Josafá de Figueiredo Silva – ex-assessor parlamentar de vereador;
- Osimar Vieira Nascimento – policial militar;
- Bruno Renato Gatinho Araújo;
- Ronilson Xisto Jordão.
Leia mais: Ex-chefe de gabinete do prefeito de Manaus David Almeida é presa em operação contra facção criminosa
