Trend da ‘família em conserva’ cresce nas redes e rebate interpretação política do desfile apresentado pela Acadêmicos de Niterói
*Da Redação Dia a Dia Notícia
Após grande repercussão do desfile que homenageou o presidente Lula (PT), no último sábado, 14 de fevereiro, diversos políticos da oposição fizeram o uso de Inteligência Artificial para publicar ilustrações de “famílias conservadoras” ou “famílias em conserva”, fazendo referência a uma das alas da escola de samba Acadêmicos de Niterói apresentada no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. A nova trend acendeu debate nas redes sociais sobre a interpretação acerca da mensagem que a agremiação quis transmitir. Além de parlamentares nacionais, políticos de Manaus também aderiram à trend, incluindo o prefeito da cidade David Almeida (Avante).
A polêmica teve início com o desfile da escola de samba fluminense, que levou para a avenida uma homenagem ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e apresentou uma ala que utilizava a metáfora de ‘conservadores em lata’. A representação dividiu opiniões, provocando reações de parlamentares, influenciadores e usuários nas redes sociais.
Enquanto setores conservadores passaram a compartilhar imagens exaltando o conceito de família, perfis políticos e criadores de conteúdo começaram a publicar materiais rebatendo a trend. Um dos exemplos veio do perfil ‘Bora Conversar Política’, que publicou conteúdos defendendo que a fantasia seria uma crítica ao uso político do termo “família” como estratégia retórica e não um ataque direto à instituição familiar.
Foto: Reprodução/Redes Socais
Dentro desse contexto, algumas postagens também relembram casos que geraram forte comoção nacional envolvendo figuras públicas que se apresentavam com discurso conservador e defesa pública da família mas que acabaram envolvidos em tragédias familiares graves.
Em outra publicação, uma arte mostra uma lata ilustrada com uma família e uma tabela com supostos “elementos conservantes”, como ódio, fake news e preconceitos, acompanhada de textos afirmando que a crítica da escola mirava comportamentos e discursos políticos e não famílias ou religiões em si.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Políticos do Amazonas reagem
Nas redes sociais, o prefeito de Manaus David Almeida (Avante), compartilhou nos stories uma imagem em que ele, acompanhado de sua esposa, a primeira-dama Izabelle Fontenelle, apareciam dentro de uma lata de conserva com a frase no rótulo: “Somos uma família conservadora baseada nos princípios cristãos”.
Foto: Reprodução/Instagram
Na Câmara Municipal de Manaus, o vereador Roberto Sabino (Republicanos) publicou uma postagem em que sua família estampa uma lata de ervilhas em conserva e afirmou que seu mandato seguirá defendendo a família.
“Família é base. É onde aprendemos valores, respeito e fé. Nada substitui o que é construído dentro de casa: caráter, responsabilidade e compromisso com o próximo. Como está escrito em Josué 24:15: ‘Eu e minha casa serviremos ao Senhor’”, comentou.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o vereador Raiff Matos (DC) condenou a ala da escola de samba carioca por satirizar o conservadorismo. O parlamentar também publicou uma imagem gerada por IA de sua família “enlatada”.
“Em rede nacional, milhões de brasileiros acompanharam a representação que retrata conservadores evangélicos de forma pejorativa. E a gente precisa falar com equilíbrio e firmeza: democracia não é apenas liberdade de expressão, é também respeito à liberdade religiosa”, declarou.
O vereador Capitão Carpê (PL) também criticou a ala, questionando o ato como um “deboche com os valores da família”.
“Para coroar a baixaria do desfile que homenageou Lula, não poderia faltar ataque aos valores conservadores da família. Desrespeitar isso é desrespeitar a religião e grande parte do povo brasileiro”, afirmou.
Em crítica à escola, Coronel Rosses (PL) salientou que “colocar famílias e cristãos em latas de conserva durante um desfile não é arte” e atribuiu à esquerda os ataques aos conservadores.
“Para mim é desumano. É chacota com a fé de milhões de brasileiros. Infelizmente, esse tipo de atitude de diminuir, de menosprezar e de ridicularizar as famílias, os evangélicos, é típico da esquerda. Tudo isso justamente em um ano eleitoral e em um desfile que ainda homenageia um presidente condenado por corrupção”, declarou.
Com a continuidade das postagens e respostas entre grupos políticos e ideológicos, a expectativa é que o tema siga em alta nas próximas semanas, refletindo o impacto do samba-enredo proposto no Carnaval de 2026, em âmbitos como cultura e debate político nacional.
Entre no nosso Grupo no WhatsApp
Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique