Manaus, quinta-feira 12 de fevereiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Sob investigação e com tornozeleira, vereador Rosinaldo Bual (Agir) volta a registrar presença na CMM

Foto: Divulgação

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O vereador Rosinaldo Bual (Agir) voltou a registrar nas sessões da Câmara Municipal de Manaus (CMM) no início dos trabalhados legislativas de 2026, mesmo após ter sido preso em 2025 e afastado por decisão judicial durante investigações sobre um suposto esquema de ‘rachadinha’, lavagem de dinheiro e uso de funcionários fantasmas. O retorno ocorre de forma polêmica, já que o parlamentar utiliza tornozeleira eletrônica e tem feito registro de presença de forma virtual, sem participação presencial na sessões.

Mesmo usando tornozeleira eletrônica, o nome de Rosinaldo Bual passou a constar nas atas das sessões desde segunda-feira, 09 de fevereiro, após o recesso parlamentar. A permanência do vereador no Legislativo Municipal foi mantida por decisão dos próprios parlamentares, em novembro do ano passado. Na ocasião, por 21 votos a 11, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu preservar o mandato do vereador, mesmo diante dos desdobramentos da Operação Face Oculta. A maioria dos vereadores que votou pela manutenção do mandato sustentou que não há condenação judicial definitiva contra o parlamentar.

Investigações do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) apontam que o vereador seria responsável por um esquema de desvio de salários dentro do próprio gabinete. Bual responde por crimes como associação criminosa, lavagem de dinheiro, agiotagem e posse irregular de arma de fogo.

Apesar de o Regimento Interno da CMM prever a perda de mandato em casos de conduta incompatível com o decoro parlamentar, independentemente de sentença judicial, a decisão política permite que Rosinaldo Bual continue recebendo o salário mensal de cerca de R$ 26 mil enquanto responde ao processo.

Em nota oficial, a CMM afirmou que o vereador não tem comparecido fisicamente às dependências da Casa. Segundo a instituição, Bual registra presença de forma virtual, modalidade que passou a ser utilizada durante a pandemia de Covid-19. A Câmara informou ainda que o modelo híbrido de trabalho foi aprovado em primeira discussão em 2025 e ainda segue trâmites regimentais.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.